5046 - ANALISTA DE CUSTOS E ORÇAMENTOS I
Você é apaixonado(a) por pessoas, tecnologia e desenvolvimento de negócios? Nosso ecossistema está crescendo e buscamos uma pessoa para ser o(a) novo(a) Analista de Custos e Orçamentos I para atuar em modelo híbrido em Criciúma/SC. Nesta posição você será responsável por controlar e registrar informações financeiras e operacionais visando criar e analisar relatórios gerenciais, projeções e indicadores, a partir da modelagem e manutenção de sistemas de informações com a finalidade de acompanhar a gestão do orçamento, identificar desvios e apoiar a tomada de decisão estratégica da organização. Essa é uma oportunidade única de desempenhar papel fundamental no crescimento do nosso ecossistema, crescendo junto com os resultados que alcançar! Somos a principal plataforma digital para gestão pública do país, com presença em 22 estados e mais de 30 milhões de pessoas impactadas por nossas soluções. Somos um time focado em usar a tecnologia para conectar cada vez mais pessoas aos serviços públicos. Seja um Bether e transforme a gestão pública do nosso país.
Responsabilidades e Atribuições
* Realizar os processos de geração de informações gerenciais, por meio da emissão de relatórios mensais de controle orçamentário e acompanhamento dos custos com a finalidade de identificar desvios e propor melhorias;
* Elaborar projeções mensais de custos e receitas por meio de dados históricos e tendências do mercado com o objetivo de contribuir para a eficácia do processo decisório da empresa;
* Efetuar a validação, integração e fechamento dos demonstrativos gerenciais com o intuito de garantir que os registros financeiros reflitam a realidade econômica da organização com imparcialidade;
* Elaborar relatórios analíticos para demonstrar eventos que impactaram os resultados financeiros por meio de análises e seus conhecimentos com a finalidade de apoiar a tomada de decisão estratégica;
* Controlar a realização do orçamento empresarial por meio de analise da execução das despesas e receitas, bem como de acompanhamento dos registros financeiros e comparações com o planejamento estabelecido com a finalidade de garantir a conformidade dos gastos e a aderência ao orçamento aprovado;
* Acompanhar a elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), balanços patrimoniais e demonstrações de fluxo de caixa com foco em contribuir para a transparência e confiabilidade das informações financeiras;
* Acompanhar a margem de contribuição por filial e produto com a ação de analisar os dados financeiros extraídos dos sistemas de gestão e validar as informações conforme critérios técnicos e econômicos com a finalidade de orientar gestores e áreas envolvidas na tomada de decisão sobre custos, precificação e rentabilidade;
* Gerir os custos previstos nos orçamentos das áreas com a ação de monitorar as informações econômicas por meio da análise dos gastos e receitas registradas com a finalidade de assegurar a conformidade financeira e otimizar a alocação de recursos;
* Apresentar propostas de melhoria e disseminar informações sobre o sistema de orçamentos e custos visando analisar os processos existentes, identificar oportunidades de otimização e promover treinamentos ou comunicados internos com o objetivo de aprimorar a gestão financeira e garantir maior eficiência no uso dos recursos;
* Planejar o atendimento das metas financeiras da empresa por meio de avaliação periodica das variações entre o orçamento e os valores realizados, bem como ajustar projeções e sugerir ações corretivas com a finalidade de garantir que os objetivos financeiros sejam atingidos dentro dos parâmetros estabelecidos;
* Realizar estudos e análises comparativas de custos visando coletar dados financeiros, identificar variações entre períodos, benchmarkings e projeções de mercado para avaliar a viabilidade econômica das operações e propor estratégias que otimizem os custos da organização;
* Manter o controle de custos alinhado às necessidades fiscais e gerenciais da empresa de forma a analisar a classificação contábil das despesas, verificar o impacto tributário das operações e assegurar a conformidade com a legislação vigente com foco em garantir a integridade das informações financeiras e evitar inconsistências fiscais;
* Suportar os gestores das áreas a partir de participação de reuniões periódicas para revisar a execução do orçamento, identificar necessidades de ajustes, analisar impactos financeiros de modificações ou desvios e propor soluções com o objetivo de alinhar as decisões financeiras com a estratégia da empresa;
* Colaborar com os gerentes na consolidação do orçamento final da empresa mediante a integração dos dados das diferentes áreas, revisão de projeções, validação de premissas financeiras e garantir a consistência das informações, para elaborar um orçamento preciso e alinhado às estratégias corporativas;
* Conferir os lançamentos contábeis no sistema e verificar os saldos financeiros com a ação de analisar registros de receitas e despesas, identificar inconsistências, corrigir divergências e garantir que todas as transações estejam corretamente registradas com o propósito de assegurar a integridade e confiabilidade dos dados financeiros;
* Analisar a apropriação dos valores de receitas e despesas por projeto visando avaliar a distribuição dos custos e verificar a correta alocação dos valores dentro dos centros de custo e unidades de negócio com a finalidade de garantir a assertividade na apuração de custos e possibilitar uma visão detalhada da rentabilidade dos projetos;
* Desenvolver e aprimorar modelos de custos e orçamentos com a utilização de metodologias e ferramentas de análise financeira, estruturação de simulações e cenários alternativos a fim de auxiliar na definição de estratégias de alocação de recursos e controle de gastos;
* Automatizar e otimizar processos de acompanhamento orçamentário por meio da integração de sistemas, parametrização de relatórios gerenciais e uso de ferramentas de BI com o objetivo de reduzir retrabalho, aumentar a eficiência e garantir maior confiabilidade das informações financeiras;
* Elaborar apresentações gerenciais e dashboards interativos por meio de ferramentas de análise de dados e visualização gráfica visando consolidar informações de custos, receitas e indicadores de desempenho para fornecer suporte estratégico para as lideranças da empresa;
* Monitorar e analisar variações cambiais e seus impactos nos custos da organização com a ação de avaliar contratos, importações e exposições financeiras, bem como por meio de estudos de cenários e simulações com a finalidade de minimizar riscos e otimizar a gestão de despesas em moeda estrangeira.
Requisitos e Qualificações
* Ensino Superior Completo em Administração, Contabilidade, Economia ou áreas afins;
* Conhecimento avançado no pacote Office;
* Habilidade de falar em público.
Informações adicionais
Conheça um pouco sobre o jeito Betha de cuidar dos Betthers: Exposição a um ambiente inovador: Nosso propósito é tornar as cidades mais eficientes e as pessoas felizes. A digitalização do setor público é grande desafio e você encontrará um ambiente que valoriza a inovação, a criatividade e a excelência para superá-lo; Desenvolvimento profissional: Capacitamos nossas lideranças para potencializar seu desenvolvimento por meio de ações de capacitação, feedbacks, 1:1s e ritos de gestão. Ambiente respeitoso e plural: Respeito às pessoas e Ética são dois valores que seguimos à risca, promovemos um ambiente respeitoso e coerente com nossa cultura e código de conduta; Oportunidades de reconhecimento e valorização: O valor do seu trabalho é reconhecido, com uma remuneração competitiva e um pacote de benefícios arrojado.
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