Descrição Sumária
Identificar, prospectar e desenvolver oportunidades de negócios, oferecendo soluções tecnológicas alinhadas às necessidades dos clientes. Atua como um especialista no portfólio de produtos e serviços da empresa, conduzindo negociações estratégicas e fortalecendo o relacionamento com clientes para impulsionar resultados e gerar valor.
Atividades preponderantes:
1. Identificar e prospectar clientes potenciais, compreendendo suas demandas tecnológicas e oferecendo soluções personalizadas;
2. Apresentar e demonstrar produtos e serviços tecnológicos, destacando benefícios e diferenciais competitivos;
3. Conduzir negociações eficazes, superando objeções e assegurando o fechamento de contratos;
4. Utilizar ferramentas de CRM para acompanhar as etapas do processo de vendas, registrando interações e oportunidades;
5. Construir e manter relações de longo prazo, garantindo a satisfação e fidelização dos clientes;
6. Colaborar com equipes internas, como desenvolvimento e suporte, para garantir a entrega de soluções de alta qualidade.
7. Trabalhar de forma integrada com o Coordenador Comercial e demais consultores para atingir as metas do time;
8. Realizar análise e diagnóstico para a identificação das razões de declínios e apresentar as causas das baixas comerciais.
9. Apresentar soluções e estratégias com base no diagnóstico para alcançar metas da receita, adaptar essas soluções às necessidades específicas dos clientes;
10. Gerenciar relações e negociações, visando maximizar os lucros da empresa e garantir a satisfação dos clientes;
11. Participar ativamente de feiras, eventos e conferências do setor, representando a empresa, ampliando a rede de contatos e identificando novas oportunidades de negócio. Responsável por apresentar soluções da empresa aos participantes e coletar leads qualificados para o pipeline de vendas.
12. Registrar todas as ocorrências dos contatos;
13. Realizar as atualizações junto aos Sistemas;
14. Manter-se atualizado sobre tendências de mercado, novas tecnologias e soluções concorrentes;
Competências Técnicas:
* Experiência em prospecção e qualificação de leads.
* Proficiência no uso de ferramentas de CRM para gerenciar o pipeline de vendas.
* Capacidade de apresentar soluções personalizadas e alinhadas às necessidades dos clientes.
* Habilidade para conduzir negociações, superar objeções e fechar contratos.
* Atualização constante sobre o portfólio da empresa e tendências de mercado.
* Participação ativa em eventos e conferências, representando a empresa com autonomia.
Competências Comportamentais:
* Excelente comunicação interpessoal, verbal e escrita.
* Orientação para resultados e capacidade de lidar com metas.
* Relacionamento interpessoal voltado para fidelização e satisfação do cliente.
* Organização e gestão eficaz do tempo para acompanhar múltiplas oportunidades.
* Proatividade e capacidade de resolver problemas de forma autônoma.
Formação/ Experiência mínima:
* Graduação completa ou cursando em Administração, Marketing, Gestão Comercial ou áreas correlatas;
* Experiência mínima de 2 anos em vendas, preferencialmente no segmento SaaS ou de tecnologia;
* Habilidade em técnicas de vendas consultivas (SPIN Selling, GPCT, entre outras);
* Conhecimento em ferramentas de CRM e Pacote Office;
* Excelentes habilidades de comunicação, negociação e persuasão;
* Perfil orientado para resultados e com iniciativa para superar desafios;
Diferenciais:
* Experiência no mercado SaaS;
* Conhecimento básico em marketing digital;
* Familiaridade com métricas de vendas e atendimento ao cliente;