Descrição da Vaga: MERCADO: Apoiar P&D com visão externa sobre mudanças no setor, comportamento do mercado e direcionamentos estratégicos.
Realizar mapeamento de tamanho de mercado, categorias relevantes e tendências.
Identificar pontos de atenção para novos lançamentos (tecnologia, legislações, etc).
Fornecer dados ao P&D sobre velocidade de inovação e oportunidades em segmentos inexplorados.
Construir relatórios de monitoramento contínuo com foco em novos comportamentos e dados externos.
Construir shopping de preço: Atualização mensal da pesquisa e comparativo, junto a equipe
comercial/promotores de vendas
CONCORRENTES: Gerar inteligência palpável para guiar o desenvolvimento de produtos e precificação,
evitando decisões sem dados ou não coerentes.
Construir comparativo detalhado de portfólio, preços e argumentos de venda dos concorrentes.
Identificar curva A dos concorrentes e analisar sua precificação, posicionamento e canais.
Avaliar diferenciais percebidos, pontos fortes/fracos e ameaças competitivas.
Gerar materiais que auxiliem o marketing e o comercial na construção de vantagens competitivas.
Apoiar a importação com a identificação de fornecedores através de anpalises de importação, a fim de
obtermos melhores negociações
Apoio com pesquisas para desenvolvimento de produto
CONSUMIDOR: Permitir que marketing e produto entreguem soluções mais conectadas com o desejo
real dos clientes.
Fornecer dados de comportamento de compra por canal, perfil e jornada do consumidor.
Apoiar o marketing na definição de mensagens mais aderentes.
Identificar "dores" do cliente em relação a preço, uso e comunicação dos produtos.
Mapear fatores decisivos de compra e gerar insights para o time de comunicação.
RESULTADOS: Suporte direto à gestão de portfólio, posicionamento de preço e foco nas
oportunidades mais rentáveis.
Acompanhar o desempenho dos produtos: vendas, rentabilidade, giro e posicionamento no mix.
Identificar nossas categorias e sua performance por canal e região.
Analisar precificação e elasticidade de preços para recomendações de ajustes.
Avaliar composição ideal de mix por canal (ex: matcon vs mat elétrico).
* Atualização e monitoramento de indicadores relacionados a produto
Requisitos Indispensáveis
Graduação em marketing, administração, estatistica ou áreas afins.
Experiência em marketing de produto, pesquisa de mercado e consumidor em empresas com desenvolvimento de produto.
Conhecimento em análise de mercado, precificação e gestão de ciclo de vida de produto.
Idioma Inglês/espanhol
Diferenciais não obrigatórios, mas desejáveis:
Experiência com canais B2B, distribuidores ou e-commerce - de preferência da consrução civil.
Vivência anterior com P&D ou áreas de desenvolvimento de produto.
Participação em projetos de precificação.