Formação AcadêmicaGraduação em Administração, Comunicação, Marketing, Engenharia de Produção ou áreas correlatas, com experiência mínima comprovada de 4 (quatro) anos em projetos nessas áreas;Ou possuir título de mestrado ou ainda ser estudante de doutorado (neste último caso, em instituição localizada no estão de Minas Gerais) em áreas associadas a Gestão da Inovação, Marketing Estratégico, Inteligência de Negócios ou áreas relacionadas à tecnologia e inovação. Conhecimentos NecessáriosElaboração de planos de prospecção e comunicação (estratégias de mercado, análise de público-alvo, segmentação de clientes, metas e indicadores de desempenho).Conhecimentos sobre processos de comunicação institucional, posicionamento de marca e divulgação de competências técnicas.Conhecimento em ferramentas e métodos de gestão empresarial, com foco em eficiência operacional e otimização de recursos.Habilidade em inteligência de mercado, identificação de oportunidades e mapeamento de parceiros estratégicos.Familiaridade com metodologias ágeis de gestão (Scrum, Kanban) e ferramentas digitais de apoio (CRM, ERPs, plataformas colaborativas). Conhecimentos DesejáveisExperiência prévia em ambientes de inovação tecnológica, centros de P&D ou ecossistemas de startups/indústria 4.0.Noções de marketing digital (SEO, mídias sociais, inbound marketing) aplicados à divulgação institucional e prospecção.Conhecimento em gestão de parcerias e alianças estratégicas no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).Experiência com análise de dados de mercado e ferramentas de BI (ex.: Power BI, Tableau).Vivência em processos de transferência de tecnologia e parcerias universidade-empresa. Competências e HabilidadesVisão estratégica aliada à capacidade de execução.Excelente comunicação escrita e verbal, com habilidade de traduzir competências técnicas em propostas de valor para clientes e parceiros.Proatividade e autonomia na identificação de oportunidades e condução de negociações.Capacidade analítica para propor métodos e ferramentas que aprimorem a gestão e aumentem a eficiência operacional.Relacionamento interpessoal e habilidade para atuar em redes de inovação, aproximando empresa, parceiros e clientes.Auxiliar na análise de mercadoAuxiliar na elaboração e implantação de planos de prospecção e comunicaçãoAuxiliar em análises visando a captação de novos parceiros e projetos, tendo como base o plano de prospecção e comunicação propostoAuxiliar no processo de definição e implantação de ferramentas para análise e prospecção de mercados, bem como na sua operação