A Share People Hub em parceria com empresa do segmento industrial, busca por Analista Fiscal Pleno/Sênior, para atuação presencial na região de LouveiraSP.
Desafios da Posição
Profissional responsável por garantir a conformidade fiscal da organização, realizando a escrituração, análise e apuração de tributos, bem como assegurando a correta emissão de notas fiscais e o cumprimento das obrigações acessórias. Atuará em interface com diferentes áreas internas, fornecedores, prestadores de serviço e órgãos governamentais.
Principais Responsabilidades:
1. Executar processos de escrituração fiscal, assegurando a atualização junto aos órgãos competentes.
2. Realizar lançamentos, conferência e aplicação de impostos em operações diversas, como compras, serviços, exportação, importação, fretes e despesas recorrentes.
3. Efetuar registros de impostos indiretos e encaminhá-los ao Contas a Pagar, mantendo memória de cálculo organizada para validações.
4. Emitir diferentes tipos de notas fiscais (venda, devolução, remessa, resíduos, complementares de ICMS/IPI/ICMS-ST, entre outras).
5. Controlar entregas de obrigações fiscais realizadas por prestadores externos, mantendo documentação arquivada.
6. Configurar impostos no sistema SAP, realizando classificação e enquadramento de clientes, revisões periódicas e atualizações de códigos tributários quando necessário.
7. Lançar notas fiscais de serviços nos sistemas municipais aplicáveis.
8. Apoiar áreas internas, fornecedores e clientes em dúvidas relacionadas a cálculos e incidências de tributos.
9. Validar o correto preenchimento de centros de custos nas despesas lançadas pelos usuários do sistema.
10. Conciliar relatórios de faturamento com receitas contábeis.
11. Acompanhar constantemente alterações na legislação tributária, avaliando impactos e garantindo a correta aplicação de tributos.
12. Colaborar em iniciativas de melhoria de processos, auditorias, rotinas contábeis, planejamento fiscal e elaboração de indicadores (KPIs).
Requisitos Necessários:
13. Ensino superior completo (ou técnico) em Administração, Contabilidade, Economia ou áreas correlatas;
14. Experiência prévia na área fiscal.
15. Atuação anterior em indústria (imprescindível).
16. Experiência com sistemas ERP (desejável vivência em SAP).
17. Excel intermediário a avançado.
18. Conhecimento em custos (entrada e saída de mercadorias) - Diferencial.
19. Vivência em processos fiscais relacionados a tributos específicos.
20. Inglês intermediário - Diferencial.
O que esperamos de você | Requisitos Comportamentais:
21. Proatividade para buscar novidades e manter-se atualizado em temas fiscais.
22. Responsabilidade e organização para lidar com operações complexas e corrigir pendências.
23. Autonomia para tomar decisões no dia a dia.
Modelo de Contratação: CLT