Descrição do Cargo
O analista de compras pleno atua na melhoria da qualidade dos produtos e serviços, além de reduzir custos, desenvolvendo novas alternativas.
Responsabilidades
* Receber requisições e analisar especificações técnicas;
* Analisar cotações e negociar preços, prazos e condições contratuais;
* Fechar contratos e acompanhar todos os processos até a entrega do produto/serviço;
* Gerenciar categorias, acompanhando tendências de mercado, indicadores setoriais e benchmarking;
* Prospectar novos fornecedores e identificar inovações dentro da categoria;
* Conhecer profundo dos contratos vigentes e relacionamento com fornecedores.
Habilidades e Qualificações Exigidas
Ao atuar nessa posição, o candidato deve ter uma forte experiência em compras de insumos de grande volume e complexidade. Além disso, ele deve ter habilidades para negociação de contratos e administração de gestão de contratos.
Knowledges em ferramentas de sourcing, gestão de categorias e estratégia de sourcing são importantes.
Vantagens
Com exercício constante da função, é ideal que haja uma abertura de custos e familiaridade com processo de importação e práticas de comércio exterior serem considerados como diferencial.