Desenvolvimento de Lente de Contato para Liberação de Medicamento
Um grupo de farmacêuticos e pesquisadores desenvolveu uma lente de contato capaz de liberar medicamentos, como antibióticos, antifúngicos e anestésicos diretamente sobre a córnea.
A lente de contato, denominada 'Lentes de Contato Oftálmicas Terapêuticas Produzidas com Hidrogéis para Veiculação de Fármaco', pode ser usada no tratamento de diversas doenças oculares, tais como conjuntivite, glaucoma e ceratite fúngica.
De acordo com a farmacêutica Fábia Julliana Jorge de Souza, a descoberta pode ser utilizada em várias terapias e é considerada promissora, com um pedido de depósito de patente já realizado.
A equipe desenvolvedora é formada por farmacêuticos e um estudante de Farmácia, e o estudo mostrou que a lente de contato pode melhorar a adesão aos tratamentos, pois apenas 1% a 5% da dose aplicada nos pacientes é absorvida quando se utiliza colírio.
Os farmacêuticos e pesquisadores destacam que o início do processo de patenteamento abre a possibilidade para parcerias com indústrias farmacêuticas interessadas na utilização e lançamento das lentes, possibilitando a melhoria no tratamento de vários pacientes que sofrem com doenças oculares.
Melhora nas Terapias
* A lente de contato pode ser usada no tratamento de diversas doenças oculares.
* A descoberta pode ser utilizada em várias terapias.
* A lente de contato pode melhorar a adesão aos tratamentos.
Essa inovação tem o potencial de melhorar a vida de muitas pessoas que sofrem com doenças oculares.
#J-18808-Ljbffr