Na V.tal, acreditamos que a tecnologia conecta pessoas e transforma o futuro. Somos uma empresa inovadora e focada em excelência, operando com uma cultura dinâmica e colaborativa. Nosso time trabalha com autonomia, paixão e compromisso, sempre em busca dos melhores resultados.
Estamos em busca de um(a) Analista de Operação e Manutenção de Redes IMS, com bons conhecimentos em soluções de Core IMS e SBCs altamente qualificado(a), comprometido(a) com a excelência operacional e motivado(a) atuar em um ambiente técnico de missão crítica.Você fara parte de uma equipe multifuncional responsável por garantir a disponibilidade, a performance e a evolução da infraestrutura IMS da V.tal, com ênfase na sustentação das aplicações e serviços associados ao ambiente de Core IMS e nas interconexões com outras operadoras e parceiros. Sua atuação será estratégica para operar e manter a infraestrutura de Redes e Serviços, identificar padrões de degradação, antecipar riscos operacionais e gerar insights que contribuam com a melhoria contínua da qualidade da rede e da experiência dos clientes.
**Responsabilidades e atribuições**
- Atuar como suporte de nível II nas rotinas de Operação, Manutenção e Configuração de soluções de Core IMS, tais como, CSCF (Call Session Control Function), TAS (Telephony Application Server), MGCF (Media Gateway Control Function), HSS (Home Subscriber Server), MRF (Media Resource Function), ENUM/DNS, soluções de gestão de CDRs, SBCs (preferencialmente Oracle Acme Packet 6350), dentre outros.
- Executar troubleshooting de chamadas SIP (ex: falhas 403, 404, 488, 503), falhas de codec, delay de mídia, e falhas de roteamento e demais especificidades de cada componente.
- Realizar atividades de análise de protocolo e call trace;
- Realizar acionamentos as equipes de suporte Nível III e Fornecedores;
- Participar em salas de guerra de troubleshooting junto a outras áreas, tais como DCN, T.I, OSS, fornecedores e parceiros de interconexão.
- Executar e validar testes de interoperabilidade e rotas com operadoras parceiras e plataformas de aplicação.
- Realizar atividades de manutenção preventiva no ambiente de produção.
- Monitorar e garantir a qualidade do processo de geração de CDRs.
- Executar diretrizes de configuração e cadernos de testes em ambiente de produção.
- Realizar atividades de manutenção programada (Janelas de Manutenção) de baixa e média complexidade em ambiente de produção.
- Participar do rodízio de escala de trabalho em regime 24 x 7.
**Requisitos e qualificações**
- Experiência mínima de 2 anos (comprovada) em processos de FCAPS (Gerenciamento de Falha, Configuração, Accouting, Performance e Segurança) aplicados a ambientes de Core IMS (ex: Nokia IMS, Trópico VAS/VSS etc.), incluindo elementos como, CSCF (P/I/S-CSCF), HSS, TAS, MGCF, AGCF, BGCF, MRF, SIP Router, SIP Application Server e DNS/ENUM e SBCs (preferencialmente Oracle Acme Packet 6350).
- Domínio de protocolos de sinalização, tais como: SIP/SIP-I: Análise de mensageria SIP (INVITE, TRYING, RINGING, PRACK, UPDATE etc.); Diameter: Interfaces Cx, Sh, Gq, Rf/Ro, Gx, Rx, Rf, Ro; MGCP/H.248 e protocolos de controle de mídia (para integração com gateways); RTP/RTCP, SRTP, SCTP, DNS/ENUM.
- Conhecimentos em análise de Call Flows SIP/IMS completos, desde o UE até Application Server, com uso de ferramentas como Wireshark, Sngrep, TCPDUMP.
- Bons conhecimentos em arquitetura IMS 3GPP, suas interfaces e procedimentos de registro, estabelecimento de chamadas, serviços suplementares, fallback (CSFB), e interconexão com redes legadas (ex: TDM via MGCF).
- Vivência em ambientes com HSS (Home Subscriber Server) e plataformas de autenticação IMS com gerenciamento de perfil de assinante (IMPU/IMPI).
- Experiência no uso de ferramentas de monitoramento, tais como Zabbix, Cacti ou equivalentes.
- Configuração de SBC: Ativação de serviços, criação de rotas, protocolos de sinalização (SIP, outros), protocolos de mídia (RTP), criação de ACLs, Interconexão e roteamento.
- Capacidade de executar testes de interoperabilidade IMS ponta a ponta com operadoras e clientes corporativos.
- Requisitos Desejáveis (Diferenciais): Conhecimentos básicos em ambientes de desenvolvimento e automação (e.g. Python, Shell Script, Ansible etc.); Bons conhecimentos sobre regulação ANATEL, uso de SIPREC, LI (Lawful Interception) e tratamento de CDRs para ambientes regulados; Capacidade de atuar em ambientes IMS Multitenant, com políticas distintas por cliente; Experiência com plataformas de media gateway control (MGCF/MRF/MRFP); Pacote Office avançado; Inglês intermediário (Leitura, Escrita e Conversação); Perfil analítico, proativo e com excelente capacidade de investigação de falhas complexas; Senso de Urgência; Capacidade de atuação sob pressão, com senso de priorização de incidentes críticos; Boa comunicação verbal e escrita, com foco em comunicação técnica estruturada (ex: Elaboração de atas de reuniões, relatórios técnicos, incident reports, etc...); Capacidade de tra