O Analista Técnico Comercial é responsável por realizar atendimentos técnicos e comerciais com foco na resolução de problemas e na satisfação do cliente, atuando de forma consultiva e preventiva. Elaborar propostas técnicas, interpretar falhas complexas e contribuir com a melhoria contínua dos processos de atendimento e suporte técnico pós-venda.
Principais Responsabilidades:
* Dar suporte técnico ao cliente no comissionamento, partidas e operação dos equipamentos Haco.
* Priorizar o atendimento ao cliente, visando sempre a operacionalidade e confiabilidade do equipamento.
* Receber e analisar técnica e comercialmente, consultas recebidas de clientes, avaliando a viabilidade de elaboração da proposta.
* Elaborar orçamentos e propostas técnicas e comerciais.
* Elaborar estratégia de vendas avaliando pontos críticos como paradas gerais por segmentos de mercado e paradas emergências.
* Responder cotações em plataformas B2B.
* Solicitar apoio de áreas técnicas como Engenharia e Fabricação, buscando informações técnicas de apoio à execução do serviço e / ou para elaborar propostas e orçamentos.
* Elaborar descritivos técnicos e ou especificações técnicas de engenharia sobre funcionamento e operação dos equipamentos.
* Coordenar tecnicamente e comercialmente as propostas e contratos.
* Realizar reuniões e ou contatos por telefone com cliente e departamentos afins, objetivando esclarecer/definir tecnicamente o escopo de fornecimento.
* Acompanhar propostas realizadas, através de follow-up, junto a representantes, filiais ou diretamente nos clientes.
* Realizar reuniões com cliente finais, objetivando apresentar técnica e comercialmente a nossa proposta, efetuando negociações, visando a obtenção do pedido.
* Coordenar tecnicamente e controlar andamento de negócios junto aos clientes da casa ou diretos, dos internos, através de reuniões e ou contatos telefônicos e pessoais, objetivando distribuir responsabilidades aos departamentos envolvidos, no que se refere ao escopo de fornecimento, fluxo de documentos e eventos de cada novo projeto e dos projetos atuais
* Elaborar, distribuir, acompanhar e orientar demais atividades burocráticas quanto a elaboração de propostas.
* Manter sistemática de controle eficaz das consultas recebidas e propostas em elaboração, objetivando atende-las nos prazos estabelecidos/requeridos.
* Gerir consultas recebidas e aceitas, de forma a cumprir os prazos acertados ou impostos pelos clientes, levando à chefia, em tempo hábil, os casos de impossibilidade de cumprimento dos mesmos para avaliação e possível redefinição dos envolvidos.
* Avaliar lucratividade das linhas de produtos dos clientes sob sua responsabilidade, elaborando (e acompanhando) plano de ação para elevar lucratividade
* Avaliar desempenho e carteira de pedidos dos clientes, tomando e sugerindo ações corretivas quando necessário.
* Acompanhar e fazer a gestão do desenvolvimento de amostras, protótipos e lote piloto, até obter a aprovação junto aos clientes.
* Visitar regularmente os clientes zelando pelo alto relacionamento com todas às áreas do cliente.
* Encaminhar propostas de novos desenvolvimentos para análise do superior imediato.
* Elaborar estudos comparativos por linha de produto e segmento de mercado com base no consumo e preço de venda.
* Manter constante contato com analistas que atendem fabricantes do mesmo segmento buscando as melhores soluções técnicas e evitando confronto nas negociações
* Fomentar a venda de todas as linhas de produtos da Haco Equipamentos.
* Fomentar trabalhos para aumentar a produtividade da atividade do assistente de vendas.
* Fornecer apoio as demais áreas sobre os clientes de sua carteira de atendimento.
* Gerir/priorizar carteira de propostas em elaboração.
* Executar outras tarefas as acima descritas de acordo com a solicitação de seus superiores.
Formação:
* Curso Técnico completo em Mecânica, Elétrica, Mecatrônica ou áreas afins;
* Desejável ensino superior em andamento ou completo em Engenharia mecânica, Administração ou áreas correlatas.
* Leitura e interpretação de desenhos técnicos e manuais;
* Pacote Office intermediário;
* Conhecimento em MS Project.
* Atendimento ao cliente B2B e suporte técnico;
* Elaboração de propostas técnicas e interpretação de garantias.
* Experiência de 2 a 4 anos em atendimento técnico comercial ou assistência técnica em empresas do setor industrial ou de equipamentos.
Competências Técnicas:
* Capacidade de análise de falhas técnicas complexas;
* Visão técnica e comercial para orientar o cliente e propor soluções viáveis;
* Boa organização e controle de demandas simultâneas;
* Habilidade na elaboração de relatórios e propostas técnicas.
Competências Comportamentais:
* Proatividade e foco na resolução de problemas;
* Boa comunicação verbal e escrita;
* Relacionamento interpessoal e postura consultiva com o cliente;
* Espírito colaborativo e visão de melhoria contínua.
#J-18808-Ljbffr