JOB DESCRIPTIONGerenciar as áreas de gestão de riscos e compliance, sendo responsável por identificação dos riscos e criação de mecanismos para mitigá-los; implantação das normas internas, código de conduta, política de integridade, combate às fraudes e coordenação do canal de denúncias.
Coordenar os procedimentos de investigação das irregularidades e elaboração de relatórios para reporte aos superiores.RESPONSIBILITIES AND ASSIGNMENTSGarantir o cumprimento das regras organizacionais, visando melhores práticas, melhorias nas políticas, nos processos, fluxos, funcionalidade, otimização, racionalização, visando maior eficiência e eficácia dos serviços e satisfação dos colaboradores e clientes.
Gerenciar todas as questões pertinentes à área, tais como: estratégia de atuação, projetos (estratégicos, técnicos e operacionais), indicadores e metas, planejamento orçamentário, dimensionamento de quadro, entre outros, mantendo o diferencial de mercado e garantindo o alinhamento entre pessoas e processos.
Gerenciar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe pautada em gestão por competências e meritocracia, contribuindo para a cultura de desempenho, visando alcançar melhores resultados.
Cumprir e facilitar o cumprimento dos procedimentos, normas de conduta e ética, bem como diretrizes gerais da empresa.
Gerenciar os processos, projetos e programas da área, orientando e mediando conflitos entre pessoas, áreas e gestores, garantindo a implantação, operacionalização, cronogramas e metas.
Revisar os documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos etc.) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
Controlar uso de equipamentos e materiais da unidade, solicitar substituição ou consertos, contribuindo com a manutenção e evitando o desperdício.
Controlar e cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias da equipe etc.
Elaborar o planejamento orçamentário anual do setor, buscando a eficiência e eficácia dos recursos humanos, materiais e equipamentos.
Controlar os custos referentes ao setor, objetivando o cumprimento do planejamento orçamentário, inclusive realizar justificativas quando necessário.
Controlar os pedidos e a distribuição de materiais da unidade, com foco no abastecimento suficiente para a execução dos serviços.
Estabelecer interação com os demais setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
Elaborar planos de ação em prol de melhorias, cumprindo com as atividades e prazos estabelecidos.
Aplicar treinamento de acordo com seus conhecimentos especializados.
Acompanhar as auditorias internas e externas, elaborar e acompanhar os planos de ações das atividades identificadas com pontos de melhorias ou não conformidades.
Gerenciar e supervisionar continuamente a gestão de riscos e os controles internos da cooperativa.
Gerenciar e elaborar medidas preventivas para os riscos legais que uma conduta inadequada, dos funcionários ou sócios, pode trazer à instituição.
Realizar a gestão de conformidade com regulamentações, monitoramento e reporte de desvios de SLA.
Desenvolver, implementar e monitorar as medidas e resultados do Programa de Integridade.
Elaborar propostas de códigos, políticas e procedimentos e suas respectivas revisões.
Promover e monitorar a aplicação de políticas, procedimentos, regras e controles.
Coordenar o canal de denúncias.
Planejar as capacitações sobre temas de ética e integridade.
Definir e/ou revisar sistematicamente a metodologia para identificar, classificar e monitorar os riscos.
Promover a integração, concepção, implementação, avaliação e melhoria da gestão de riscos na organização.
Atender atividades de prevenção às fraudes.
Garantir o cumprimento das normas de compliance.
Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços.
Atender e executar as práticas voltadas aos princípios de responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa.
Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
Participar de reuniões quando convocado.
Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
Cumprir com as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias etc.
Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
Informar a gestão sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
Posicionar o gestor sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade.
Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.REQUIREMENTS AND QUALIFICATIONSRequisitos Obrigatórios:Ensino Superior completo em Administração; Ciências Contábeis; Direito; Economia e/ou na área da Saúde.
Pós-Graduação em Auditoria; Gestão de Riscos; Compliance; Controladoria e/ou áreas afins.
Possuir experiência profissional em Compliance ou em áreas correlatas.
Conhecimentos técnicos: Riscos e Controles Internos; Regras de Compliance; Investigações Corporativas e segmento da saúde.Requisitos Desejáveis:Certificação em Compliance Officer.Conhecimentos: Sistema Unimed; Regulação da ANS; Governança Corporativa; GRC (Governança, Riscos e Compliance) e Gestão de Pessoas.
QUEM SOMOSA Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional.
O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.Além de deter 34% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros.
De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 21o ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde.
Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11a vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.Somos 344 Cooperativas116 mil médicos cooperados17 milhões de beneficiários2.445 hospitais credenciados119 hospitais própriosAlém de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.