Requisitos:
- Ensino Superior Completo em Administração, Economia, Engenharia de Produção, Relações Internacionais ou áreas afins.;
- Domínio das ferramentas do Pacote Office;
- Experiência prévia em importação e comércio exterior;
- Conhecimento em documentação de importação (BL, invoice, packing list, certificado de origem, entre outros);
- Familiaridade com DI e DUIMP e elaboração de catálogo de produto;
- Noções básicas/intermediárias sobre impostos de importação;
- Habilidade para negociação e contato com fornecedores internacionais;
- Organização e atenção aos detalhes para acompanhamento financeiro e logístico.
Diferenciais:
- Experiência anterior em compras internacionais;
- Inglês intermediário ou avançado para comunicação com fornecedores;
- Domínio de sistemas ERP voltados para importação.
Principais Atividades:
- Realizar o processo de compras para matéria-prima, produto acabado e demais itens necessários, conforme a distribuição dos fluxos de trabalho da área, identificando as especificações requeridas junto às áreas solicitantes;
- Realizar cotação, negociação de preço, desconto, forma de pagamento e prazo de entrega junto aos fornecedores;
- Inserir e manter atualizado o cadastro dos fornecedores homologados no sistema;
- Garantir que todo procedimento interno, incluindo documentações e aprovações (conforme as alçadas) estejam corretos para a formalização do pedido ao fornecedor;
- Efetuar a emissão do pedido de compra conforme as condições negociadas e enviar pedido aos fornecedores;
- Efetuar o follow-up das entregas, entrando em contato e solucionando problemas junto aos fornecedores sempre que necessário;
- Acompanhar o processo de devolução de mercadorias em desacordo com pedido;
- Prospectar novos fornecedores, nacionais ou internacionais, conduzindo a avaliação dos mesmos para atender aos requisitos da empresa;
- Identificar quais são os fornecedores já homologados pela Acco Brands que possam atender às demandas locais;
- Receber amostras dos produtos e avaliar junto às áreas solicitantes se os mesmos atendem aos requisitos de qualidade, preço e prazo;
- Participar de reuniões junto às áreas internas de forma a melhor compreender as necessidades e planejamento das solicitações de compras;
- Realizar o processo de importação dos itens adquiridos junto aos fornecedores internacionais, organizando o processo de embarque, fechamento do câmbio, cálculo dos impostos e desembaraço aduaneiro;
- Monitorar junto às áreas se as compras realizadas atenderam aos requisitos de qualidade.
• Realizar contato diário com despachantes aduaneiros para acompanhamento dos processos de importação e fechamentos financeiros;
- Realizar cotação de fretes marítimos, aéreos e courier com agentes de cargas;
- Interagir com fornecedores internacionais para alinhamento de ordens de compra e organização de embarques;
- Acompanhar pagamentos de fornecedores e suporte financeiro relacionado à importação;
- Fazer follow-up dos processos de importação em todas as etapas (pré, durante e pós-embarque); Controlar diariamente os resultados da produção.