O cargo de Gestor de Obras envolve a supervisão e coordenação de projetos de construção, garantindo que sejam executados dentro dos prazos estabelecidos. Um profissional nessa função é responsável por definir equipes necessárias para execução dos serviços, verificando junto ao engenheiro o cronograma e natureza do trabalho, com vistas a melhor contratação de pessoal.
Ele também deve treinar a equipe, ministrando conteúdos para empreiteiros/encarregados de produção, objetivando execução dentro dos padrões da empresa. Além disso, ele programa atividades, validando cronograma de obra junto ao engenheiro e alinhando execução, com o intuito de entrega dentro do prazo estimado.
A gestão técnica do projeto é fundamental, pois o profissional deve ser responsável pelos detalhes técnicos do projeto na execução, verificando e acompanhando andamento do mesmo, garantindo que a equipe entregue o que foi solicitado.
Liberar o início dos serviços, realizando preenchimento da ficha de controle de qualidade e produtividades, é uma das funções do Gestor de Obra. Ele supervisiona as obras, conferindo a execução dos serviços e dando todo o suporte técnico e operacional à equipe, objetivando cumprimento do projeto.
O profissional também participa de estudos de projetos, reunindo com engenheiro, analisando detalhes da obra, cronograma e execução, com intuito de melhor planejamento e abastecimento das frentes de serviço.
Supervisionar o estoque de materiais básicos é outra responsabilidade do Gestor de Obra, acompanhando disponibilidade dos itens juntamente com o Encarregado Administrativo de Obra e Assistente de Abastecimento, validando consumo nas frentes de serviço, com vistas a garantir que haja sempre material disponível ao trabalho.
A gestão de segurança e uso de equipamentos de proteção individual é fundamental, pois o profissional deve fiscalizar o uso correto na obra, verificando e garantindo manutenção e limpeza do ambiente, aplicando conceito 5S, com intuito de promover saúde ocupacional e evitar acidentes de trabalho.
Gerir equipe de empreiteiros e funcionários é uma das responsabilidades do Gestor de Obra, acompanhando trabalho, produtividade, dando feedbacks e advertindo quando necessário, com intuito de promover melhorias no desempenho e aproximação do colaborador com as normas e procedimentos da empresa.
A gestão de informações da obra é outra responsabilidade do profissional, repassando dados necessários ao diário de obra e itens de controle, com intuito de otimizar acompanhamento da execução pelo engenheiro.
Zelar pelo uso dos equipamentos é fundamental, pois o profissional deve verificar sua utilização pela equipe, com intuito de proteção de patrimônio.
Supervisionar execução de serviços de unidades personalizadas é uma das funções do Gestor de Obra, acompanhando o trabalho realizado, com o objetivo de garantir a entrega dentro do planejado.
Relatar ocorrências de não conformidade é importante, informando em formulário de controle de qualidade de produção, para devido acompanhamento do engenheiro.