Vaga: Psicólogo(a) do Trabalho
Localização:
Brumadinho
Tipo de Vaga:
Efetivo – CLT
Faixa Salarial:
5.000, ,00
Horário de Trabalho:
07h00 às 17h00 Seg à Sex
Modalidade:
Presencial
Benefícios:
Plano de Saúde médico; Plano Odontológico; Vale Alimentação; Seguro de Vida; Universidade Corporativa; Clube de Benefícios; App de cuidados com a saúde e bem-estar e fretado.
Descrição da Vaga:
Buscamos um(a) Psicólogo(a) do Trabalho. O(a) profissional será responsável por promover a saúde mental, o bem-estar e a segurança dos nossos empregados, atuando de forma estratégica na gestão dos fatores psicossociais no ambiente de trabalho e contribuindo para o fortalecimento de uma cultura organizacional positiva e segura.
Responsabilidades:
Saúde e Segurança Psicológica:
* Gestão de Riscos Psicossociais (NR-1):
Realizar o levantamento, a análise e o gerenciamento dos riscos psicossociais em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 1, desenvolvendo planos de ação para mitigação e controle.
* Intervenção em Fatores de Risco:
Atuar diretamente na análise e intervenção em fatores de risco psicossociais, como estresse ocupacional, burnout e assédio, propondo e implementando ações corretivas e preventivas.
* Acolhimento e Encaminhamento:
Oferecer escuta qualificada e acolhimento psicológico aos empregados, realizando os devidos encaminhamentos para a rede de apoio interna e externa, quando necessário.
Cultura de Segurança e Bem-Estar:
* Multiplicador de Programas de SSMA/Vale:
Atuar como ponto focal e multiplicador dos programas corporativos de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Social (SSMA), garantindo o alinhamento e a disseminação das diretrizes e melhores práticas.
* Comportamento Seguro e Segurança Comportamental:
Desenvolver e implementar programas de segurança comportamental, visando a conscientização e a promoção de atitudes seguras no dia a dia do trabalho. Realizar observações, diagnósticos e intervenções focadas no fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes.
Desenvolvimento Organizacional:
* Clima Organizacional:
Planejar e conduzir pesquisas de clima organizacional, analisando os resultados para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua do ambiente de trabalho.
* Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças:
Elaborar e ministrar treinamentos para as lideranças com foco no desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas, comunicação, feedback e promoção de um ambiente psicologicamente seguro para suas equipes.
* Avaliação de Desempenho:
Apoiar e aprimorar o processo de avaliação de desempenho, fornecendo subsídios técnicos para que seja uma ferramenta eficaz de desenvolvimento individual e de equipes.
Relacionamento e Comunidade:
* Relacionamento com a Comunidade:
Atuar como um elo entre a empresa e a comunidade, participando de projetos e iniciativas que promovam o bem-estar social e a saúde mental, reforçando o compromisso social da organização.
Qualificações:
* Graduação completa em Psicologia.
* CRP ativo.
* Pós-graduação em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional ou áreas correlatas.
* Experiência sólida com as responsabilidades descritas, especialmente em gestão de riscos psicossociais e programas de segurança comportamental.
* Conhecimento aprofundado da NR-1 e outras legislações pertinentes à saúde do trabalhador.
* Excelentes habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e capacidade de influenciar positivamente diferentes níveis da organização.
* Capacidade analítica para diagnóstico e planejamento de ações.
* Desejável experiência em empresa de grande porte.
Habilidades e Competências:
* Empatia e escuta ativa.
* Inteligência emocional.
* Planejamento e organização.
* Foco em resultados e melhoria contínua.
* Habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares.
* Proatividade e autonomia.