O Analista de CRM será fundamental para auxiliar na gestão e execução das estratégias de Customer Relationship Management (CRM) da concessionária, com foco na análise aprofundada de dados, segmentação estratégica de clientes, execução de campanhas direcionadas e personalização da experiência do cliente.
Este profissional atuará em estreita colaboração com o Supervisor de CRM e algumas trocas com o time de marketing, utilizando o sistema Syonet e MyHonda para otimizar o relacionamento com os clientes e impulsionar os resultados de vendas e pós-vendas da concessionária.
O objetivo principal é transformar dados em ações práticas que gerem valor para empresa e para o cliente.
**Qualificações Acadêmicas**
- Ensino superior completo em Marketing, Administração, Publicidade, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas.
**Experiência Profissional**
- Experiência comprovada de 2 a 3 anos em CRM, preferencialmente no setor automotivo.
- Experiência prática com sistemas de CRM (Syonet ou similares como Salesforce).
**Habilidades Técnicas**
- Domínio dos fundamentos de CRM
- Domínio de ferramentas de CRM com análise de dados.
- Noções de tecnologia da informação
**Demais Habilidades**
- Excelente capacidade analítica e raciocínio lógico para interpretar dados e identificar insights relevantes.
- Comunicação clara e eficaz, tanto verbal quanto escrita, para apresentar resultados e compartilhar ideias com a equipe.
- Organização e atenção aos detalhes para garantir a precisão dos dados e a qualidade das campanhas.
- Proatividade e capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe, buscando soluções criativas para os desafios.
- Protagonismo (habilidade de se antecipar aos problemas e tomar iniciativa para às resoluções)
- Comunicação (habilidade de transmitir ideias de forma clara e concisa)
- Colaboração (capacidade de trabalhar em equipe e construir relacionamentos)
- Resolução de Problemas (habilidade de identificar e solucionar problemas de forma eficaz)
- Adaptabilidade (capacidade de se adaptar a mudanças e novas situações)
- Inovação (capacidade de gerar novas ideias e soluções criativas)
- Pensamento Crítico (capacidade de analisar informações e tomar decisões embasadas)
**Responsabilidades Principais**
**Gestão e Análise de Dados**:
Extrair, tratar, limpar e analisar dados abrangentes do sistema Syonet (dados de vendas, serviços, interações com clientes) e em conexão com outras fontes de dados (pesquisas, campanhas de tráfego e ações de marketing promocionais).
Identificar tendências de comportamento do cliente e dos grupos de vendedores, padrões de compra, oportunidades de melhoria, e potenciais problemas no atendimento que podem impactar o resultado em leads, vendas e satisfação do cliente.
Criar dashboards e relatórios personalizados utilizando o Syonet e o MyHonda, para monitorar o desempenho das atividades de CRM,, acompanhar o ciclos de atendimento, jornada de venda do cliente, e apresentar _insights_ relevantes para a tomada de decisão.
Implementar e manter a qualidade dos dados no CRM, garantindo que as informações estejam completas, precisas e atualizadas, seguindo as melhores práticas.
**Segmentação de Clientes**:
Criar e manter segmentações de leads e atendimentos personalizadas com base nos modelos de uso do Syonet em congruência com ações de marketing.
Utilizar técnicas de análise de perfil para identificar grupos de clientes com características e necessidades semelhantes, repassando ao marketing e permitindo a criação de campanhas e ofertas altamente direcionadas.
**Execução de Campanhas de CRM**:
Auxiliar no planejamento estratégico e execução de campanhas no MyHonda, de tráfego pago e offline.
Implementar fluxos de automação de CRM para tratamento dos leads.
**Personalização da Experiência do Cliente**:
Implementar ações de CRM que melhorem a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a concessionária, desde o primeiro contato no site até o pós-venda e o suporte técnico.
**Suporte ao Supervisor de CRM**:
Auxiliar o supervisor de CRM em todas as atividades do dia a dia, incluindo o desenvolvimento de novas estratégias de CRM, a gestão do orçamento do setor, o relacionamento com fornecedores de tecnologia e o controle das ferramentas de CRM.
Substituir o supervisor em suas ausências, garantindo a continuidade das operações do setor e a execução das campanhas de CRM.
**Diferenciais Determinantes**:
- Certificações em CRM e áreas relacionadas (Salesforce Certified Administrator, HubSpot Marketing Software Certification, Google Analytics Individual Qualification).
- Conhecimento profundo do mercado de motocicletas e da marca Honda, incluindo seus produtos, serviços e clientes.
- Experiência com ferramentas de automação de marketing (RD Station, HubSpot, etc.).
- Experiência com metodologias ágeis (Scrum, Kanban) para gestão de projetos de CRM.
- Disponibilidade para trabalhar apenas presencialmente, sem possibilidade de jornada híbrida ou Home office.
Tipo de