Sistema Fiep também é sinônimo de Educação e Capacitação.
Unindo formação empreendedora, professores experientes e unidades distribuídas pelo Paraná, o Sistema prepara crianças, jovens e adultos para os desafios acadêmicos e profissionais.
A posição oferecida visa contribuir com esse propósito, transformando o Paraná no melhor lugar para a indústria no Brasil.
As principais responsabilidades incluem ministrar aulas teóricas e práticas, exercícios e trabalhos nos cursos de Aprendizagem, Qualificação e Aperfeiçoamento em áreas correlatas. Além disso, será necessário aprovar-se da Metodologia Senai de Educação Profissional e realizar preenchimento de dados de frequência, notas e conteúdo no sistema informatizado de educação. Organização de laboratórios também faz parte das responsabilidades.
Para atuar nessa função, é necessário possuir Ensino Técnico completo em Automação, Mecatrônica, Eletrônica, eletrotécnica, eletromecânica entre outros, ou ensino superior cursando Tecnologia em Automação, Tecnologia em Mecatrônica ou áreas afins. Experiência como professor em instituição de ensino profissionalizante é também desejável. Conhecimentos em Eletrônica Analógica e Digital são fundamentais, bem como conhecimentos teóricos em Produção Industrial, Ferramentas da Qualidade, Produtividade, Lean, Saúde e segurança no trabalho, Sustentabilidade, Industria 4.0 e Organização do trabalho. CNH B dentro do prazo de validade é também um requisito desejável. O local de trabalho pode variar entre diferentes unidades do Senai no estado do Paraná. O horário de trabalho é das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30, totalizando 40 horas semanais.