Overview
Somos a Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Em quase 480 anos de história, temos colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.
Atualmente, somos cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Hoje, no Brasil, são mais de 450 jesuítas e 8 mil colaboradores atuando em 21 estados brasileiros e Distrito Federal, nas áreas Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras.
Qualificações e requisitos
* Escolaridade: Licenciatura plena em Física
* Experiência com docência no Ensino Médio
* Desejável: especialização ou mestrado na área de ensino de física ou áreas afins
Competências pedagógicas
* Domínio de metodologias ativas, com foco no estudante como protagonista da aprendizagem
* Capacidade de planejar aulas interdisciplinares, contextualizadas e alinhadas à BNCC e ao currículo da Rede Jesuíta
* Familiaridade com o uso de tecnologias educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos multimodais
* Habilidade para desenvolver avaliação formativa e diagnóstica
Por meio do ensino de Física no Ensino Médio de um colégio da Rede Jesuíta de Educação, o(a) professor(a) tem uma oportunidade privilegiada de unir excelência acadêmica à formação humana e ética, promovendo aprendizagens com sentido e consciência crítica. Seu papel vai muito além da transmissão de fórmulas e teorias: ele/ela é mediador(a) de curiosidade científica, de valores e de transformação. Além disso, integra sua prática ao trabalho em equipe com os(as) demais professores(as) do núcleo de Ciências da Natureza, desenvolvendo projetos interdisciplinares que ampliam a compreensão do mundo e a capacidade de intervenção responsável dos estudantes. Em síntese, portanto, um(a) professor(a) de Física no Colégio Medianeira deve formar pensadores críticos, abertos ao diálogo, conscientes de seu papel no mundo — e capazes de compreender e aplicar os conhecimentos da Física como instrumentos para o serviço, a justiça e a transformação social.
#J-18808-Ljbffr