Descrição do cargo
TÉCNICO DE SUPORTE ELETRÔNICO E INFORMÁTICO é um profissional responsável por realizar manutenções e reparos em equipamentos eletrônicos e computacionais.
Responsabilidades
As principais responsabilidades deste cargo incluem:
- Realizar manutenções e reparos em equipamentos eletrônicos e computacionais;
- Seguimento dos reparos e manutenções eletrônicas;
- Carga de programas de CLPs;
- Testes em equipamentos;
- Orçamentos de reparos à clientes;
- Auxílio geral ao departamento técnico.
Habilidades técnicas mínimas exigidas
Para exercer este cargo, é necessário ter conhecimentos em:
Conhecimentos em eletrônica industrial
- Saber ler esquemas eletrônicos;
- Conhecimentos básicos dos componentes eletrônicos;
Conhecimentos em manutenção de computadores
- Conhecer os hardwares gerais, como placas mãe, memórias, etc.
- Conhecimentos e habilidades em Windows (instalação e configuração);
Conhecimentos em informática
- Conhecimentos intermediários em rede, por exemplo: saber configurar um IP em um computador, saber o que é um ping...
- Conhecimentos intermediários em pacote office;
Habilidades técnicas e conhecimentos desejáveis
- Ter habilidades de leitura de esquemas elétricos;
- Conhecer programas de desenho técnico e ter tido alguma experiência;
- Experiêcia em alguma linguagem de programação de CLP
Oportunidades de crescimento
Este cargo oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, pois permite trabalhar em uma equipe técnica e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. O profissional também tem a possibilidade de aprender e se especializar em diferentes áreas da tecnologia.
Requisitos do cargo
Para ser considerado para este cargo, é necessário ter as seguintes qualificações:
- Formação em eletrônica ou engenharia; e
- Experiência em manutenção de equipamentos eletrônicos e computacionais.
Vantagens do cargo
Este cargo oferece várias vantagens, incluindo:
- Trabalhar em uma equipe técnica apoiada;
- Possibilidade de aprender e se especializar em diferentes áreas da tecnologia;
- Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados;
- Desenvolver habilidades e conhecimentos em área específica.