Descrição
Garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa e pelas normas e procedimentos regulamentadores do setor.
O Supervisor de Qualidade é responsável por monitorar os processos produtivos dos produtos, conduzir auditorias internas de produto e processo, supervisionar a equipe de qualidade e inspeção final do produto, implementando ações de melhoria contínua, assegurando a satisfação dos clientes e a conformidade do produto com requisitos legais e normativos.
Responsabilidades e atribuições
Coordenar e supervisionar a equipe de controle da qualidade, assegurando conformidade com padrões definidos. Realizar auditorias periódicas em produtos e processos produtivos, identificando desvios e garantindo a correta aplicação de procedimentos. Coletar, analisar e interpretar dados de qualidade para identificar tendências, elaborar KPI´s e relatórios gerenciais, propondo melhoria contínua. Desenvolver, revisar e implementar normas e procedimentos de qualidade em alinhamento com exigências regulatórias e objetivos corporativos. Mapear necessidades de capacitação da equipe, estruturando programas de treinamento técnico e de boas práticas de qualidade. Monitorar e tratar Não Conformidades Internas e Externas (NCI e NCC), investigando causas, propondo ações corretivas e verificando eficácia. Identificar e mapear pontos críticos de processo através PFEMEA, mitigando os pontos de falhas. Atuar em colaboração com áreas correlatas (produção, engenharia, compras, logística etc.) garantindo a integração da qualidade em toda a cadeia produtiva. Gerenciar e manter programas corporativos relacionados à qualidade, como 5S, Coleta Seletiva e WCM (World Class Manufacturing).
Requisitos e qualificações
– Formação superior em Engenharia, Qualidade, Administração ou áreas correlatas.
– Conhecimento em normas e certificações de qualidade, como ISO9001 e ISO14001
– Habilidade em análise de dados e relatórios de qualidade.
– Capacidade de liderança e gestão de equipes.
– Conhecimento em ferramentas de análise de qualidade, como 5W2H e PDCA.
– Domínio de práticas de melhoria contínua.