No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC (Forest Stewardship Council) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. A companhia também foi a primeira do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Delloite e auditada pela Price Waterhouse. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.
Quer fazer parte do nosso time? Então, se inscreva em nossa oportunidade.
Todas as nossas oportunidades são destinadas para pessoas com ou sem deficiência.
Objetivos do cargo:
Gerenciar e analisar bases de dados massivas relacionadas a valorização do material genético da companhia, garantindo a rastreabilidade, qualidade e disponibilidade das informações nos sistemas bioinformáticos corporativos. Este papel é essencial para apoiar decisões estratégicas nos programas de melhoramento genético florestal da ARAUCO.
Principais atividades:
Gerenciar bases de dados genéticas de grande volume: administração, atualização periódica, análise e geração de relatórios, assegurando integridade e rastreabilidade.
Atualizar e reportar anualmente os indicadores de ganho genético para os genótipos das diferentes espécies de interesse.
Documentar e atualizar as estratégias de melhoramento genético, alinhadas aos objetivos dos programas desenvolvidos pela Arauco.
Avaliar a qualidade e confiabilidade dos dados, aplicando técnicas como delineamento experimental, ANOVA, GLM para dados desbalanceados, análise de dados binários, modelos não lineares e modelos lineares mistos.
Criar visualizações gráficas e relatórios executivos utilizando ferramentas de BI (Power BI, Qlik Sense, entre outras).
Propor e implementar novas metodologias e indicadores aplicáveis aos processos dos programas de melhoramento genético, promovendo uma cultura de melhoria contínua, inovação e excelência operacional.
Requisitos:
Formação superior em Engenharia Florestal, Engenharia Estatística ou área correlata (obrigatório).
Pós-graduação ou Especialização em Genética Quantitativa ou áreas relacionadas (desejável).
Conhecimento intermediário/avançado em programação em R (desejável).
Conhecimento intermediário/avançado em programação em Python (desejável).
Domínio intermediário/avançado do Microsoft Office e Excel (obrigatório).
Experiência om ferramentas de BI (Power BI, Qlik Sense, etc) para análise e apresentação dos dados (desejável).
Inglês em nível intermediário/avançado (desejável).
CNH B (obrigatório).
Atuará diretamente com times que estão no Mato grosso do Sul, porém é um modelo de trabalho híbrido e o(a) profissional precisará ter disponibilidade para viagens ao Chile quando necessário.