Funções e Responsabilidades:
* Acompanhar os níveis de estoque de todos os produtos;
* Identificar produtos com baixo giro, excesso de estoque, rupturas ou estoques de segurança;
* Utilizar dados históricos de vendas, tendências de mercado e informações de marketing para prever a demanda futura;
* Otimizar os custos de armazenagem e capital parado comprando na quantidade certa;
* Elaborar relatórios detalhados sobre a performance do estoque;
* Aplicar a metodologia de Curva ABC para classificar os produtos;
* Usar a curva ABC para definir estratégias de compra diferenciadas;
* Pesquisar e qualificar novos fornecedores que atendam aos requisitos de qualidade, preço e prazo de entrega;
* Conduzir negociações com fornecedores para obter as melhores condições comerciais;
* Solicitar cotações, analisar propostas e emitir pedidos de compra de acordo com as políticas da empresa;
* Acompanhar o status dos pedidos de compra garantindo o cumprimento dos prazos de entrega e resolução de problemas;
* Gerenciar contratos com fornecedores garantindo o cumprimento de cláusulas;
* Criar relatórios e dashboards que apresentem de forma clara e concisa os resultados das atividades de compras;
* Analisar indicadores-chave de desempenho relacionados às compras;
* Apresentar os resultados para a gerência e outras áreas da empresa destacando pontos de melhoria, oportunidades e desafios;
* Fornecer dados e análises que apoiem as decisões estratégicas da empresa relacionadas ao abastecimento, custos e rentabilidade;