ANALISTA DE QUALIDADE E ACREDITAÇÃO
Para atuar na área de Desmatamento Zero
O IMAFLORA Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Organização não Governamental sem fins lucrativos, sediada em Piracicaba (SP), está selecionando um profissional para a posição de Analista de Qualidade e Acreditação para trabalhar no apoio e suporte à área de Desmatamento Zero.
O IMAFLORA atua na área socioambiental há 30 anos, incentivando e promovendo mudanças nos setores florestal e agrícola, visando à conservação e o uso responsável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais. A Instituição nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais. Dessa perspectiva, o Instituto busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola; estimular o desenvolvimento local sustentável; colaborar para a elaboração e a implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer, de fato, a diferença nas regiões em que atuamos, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões e/ou biomas do País. Mais informações no site área de Desmatamento Zero se soma as demais áreas do Imaflora na busca por realizar a missão de incentivar e promover mudanças nos setores florestal e agrícola, visando dar escala a impactos positivos e gerar mudanças estruturantes na dissociação de desmatamento e violação de direitos humanos das cadeias agropecuárias e na promoção da manutenção da floresta em pé. A área de qualidade em Desmatamento Zero estruturará as normas e protocolos do BoT (Beef on Track), a primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo. Essa certificação deverá ser desenvolvida com base em protocolos de monitoramento, relato e verificação (MRV) já reconhecidos e consolidados pela cadeia da carne e do couro, a exemplo do protocolo Boi na Linha, que atende aos requisitos legais do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne, em vigor na Amazônia Legal, e do Protocolo do Cerrado, de adesão voluntária. Mais informações no site
Desafios:
1. Participar ativamente na elaboração, revisão e controle de documentos, relatórios e materiais da área.
2. Controlar e publicar documentos.
3. Elaborar materiais e apoiar na realização e organização de eventos e treinamentos.
4. Elaborar, acompanhar e revisar documentos normativos e outras tendências dentro do sistema de certificação.
5. Elaborar, revisar e analisar relatórios técnicos, benchmarking de protocolos socioambientais ou outros, de acordo com as necessidades da área.
6. Apoiar na articulação com atores do governo federal (MAPA, MGI, MMA, entre outros) e órgãos estaduais relativos a agenda socioambiental e rastreabilidade da pecuária, bem como outros atores da cadeia (produtores, indústria, GTFI e demais partes interessadas).
7. Elaborar relatórios técnicos evidenciando as entregas e etapas desenvolvidas nos projetos.
8. Articular e implementar as atividades do projeto com parceiros, fornecedores, financiadores, comunidades e demais pessoas envolvidas, a fim de garantir a entrega no prazo e orçamento definido.
9. Participar das atividades de planejamento, promovendo o suporte necessário de qualidade para as equipes e lideranças.
10. Planejar e garantir o fluxo de documentos de acreditação dos sistemas de certificação.
11. Seguir e incentivar outros colaboradores a seguir normas, regulamentos e outros documentos da organização.
Qualificações chave:
12. Formação Acadêmica em Engenharias Agronômica, Florestal ou Ambiental, Ciências Políticas, Administração ou áreas compatíveis para o desenvolvimento de atividades de qualidade e acreditação.
13. Autonomia e disposição para a tomada de decisões conscientes, com a assunção de riscos aceitáveis, em conjunto com pares e a gestão direta.
14. Experiência anterior em processos de qualidade e acreditação de sistemas de certificação.
15. Disposição para o estudo e interpretação de normas e outros documentos relevantes nos sistemas de certificação e acreditação.
16. Capacidade de análise e síntese na produção de relatórios e pareceres técnicos.
17. Capacidade de trabalhar em equipe.
18. Boa comunicação oral e escrita.
19. Disponibilidade para viagens conforme demanda.
20. Idioma Inglês Intermediário B2.
Qualificações desejáveis que serão consideradas diferenciais:
21. Experiência anterior em projetos socioambientais ou cadeias agropecuárias em organizações do terceiro setor e/ou setor privado.
22. Experiência anterior no contexto do agronegócio.
23. Experiência prévia com articulação de multiatores para formulação de políticas e/ou acordos.
24. Conhecimento sobre políticas agropecuárias.
25. Conhecimento sobre os elos e as cadeias de valor da carne e couro bovino e seus principais desafios.
26. Conhecimento sobre monitoramento socioambiental aplicado ao contexto da agropecuária.
27. Conhecimento no idioma mandarim.
Condições de trabalho:
28. Contratação CLT.
29. Salário compatível com mercado e função.
30. Jornada de trabalho de 40h semanais.
31. Convênio Médico | Odontológico (familiar).
32. Seguro de Vida.
33. Vale Alimentação.
34. Vale Transporte.
35. Wellhub.
36. Auxilio Creche.
37. Auxilio Educação.
38. Licenças Maternidade | Paternidade | Adoção estendidas.
39. SESC.
40. Day off de aniversário.
41. Jornada híbrida: Possibilidade para trabalhar no modelo home office três dias na semana.
Início:
Fevereiro de 2026.
Processo de seleção:
Os interessados devem se candidatar até o dia 04 de janeiro 2026, nessa página de seleção.
Observação: No anexo do currículo deve haver justificativa de interesse, descrição de capacidades para o trabalho e no mínimo uma referência profissional (nome, cargo, instituição, telefone e e-mail).
Valorizamos e incentivamos a diversidade em nossa equipe.