Efetuar estudos e assessorar as áreas em assuntos relacionados a segurança do trabalho, analisando situações e acidentes na Empresa para propor a adoção de medidas que visem a prevenção dos mesmos.
Responsabilidades principais:
1. Implantar e realizar ações e ferramentas de segurança estabelecidas pela Usiminas.
2. Avaliar Ordens de Manutenção.
3. Informar os trabalhadores (próprios e terceiros), através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização.
4. Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, e sugerindo atualizações constantes.
5. Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e outros recursos didáticos e pedagógicos para divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes e doenças profissionais.
6. Assessorar na execução das normas de segurança em projetos de construção, reforma e arranjos físicos, observando as medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros.
7. Monitorar atividades de reparo e grandes reparos por meio de câmeras de segurança e fiscalização em campo, reportando desvios.
8. Realizar liberação de canteiro, máquinas e equipamentos, conforme critérios internos.
9. Orientar atividades de empregados próprios e terceiros quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação e nas normas internas.
10. Executar atividades de segurança e higiene do trabalho, observando dispositivos legais e institucionais para eliminar, controlar ou reduzir riscos de acidentes e melhorar as condições ambientais.
11. Ministrar treinamentos sobre o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.
12. Participar e acompanhar atividades dos Grupos de Voluntários de Segurança e das CIPAs.
13. Informar trabalhadores e gestores sobre atividades insalubres, perigosas e penosas, seus riscos e medidas de neutralização, emitindo parecer técnico para planejamento de trabalho seguro.
14. Participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos para aprimoramento profissional.
15. Executar tarefas correlatas conforme necessidade.
16. Manter o local de trabalho limpo e conservar os equipamentos sob sua responsabilidade, seguindo os padrões de segurança.
17. Elaborar APR (Análise Preliminar de Risco) e VCT (Verificação do Ciclo de Trabalho) para atividades críticas e contratadas.
18. Realizar liberação de serviços a quente.
19. Avaliar e emitir parecer sobre as FISPQ´s dos produtos químicos utilizados.
20. Assessorar os profissionais de Segurança do Trabalho da Usiminas conforme demanda.
Requisitos:
* Ensino técnico completo em Segurança do Trabalho.
* Registro profissional no conselho competente.
* Experiência profissional anterior como técnico de segurança do trabalho.
Local de trabalho:
Atuação na área da Usiminas em Itatiaiuçu/MG.
Sobre a instituição:
A Fundação São Francisco Xavier, entidade filantrópica fundada em 1969, conta com cerca de 6.000 colaboradores e administra unidades hospitalares, planos de saúde, centro de odontologia e educação, com foco na responsabilidade, excelência e segurança.
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