Ensino Superior Completo em Administração de Empresas, Engenharia, Economia, Logística ou áreas correlatasDesejável MBA ou Pós-Graduação na área de compras ou correlatasInglês e espanhol avançadoExperiência comprovada em compras estratégicas de serviços e materiaisExperiência em Sourcing EstratégicoConhecimento avançado em gestão e desenvolvimento de fornecedores estratégicos, negociação e gestão de contratos de grande porteDomínio de ferramentas SAP ERP, ARIBA ou similares de suprimentosDomínio do pacote Office avançadoExcelência em comunicação, negociação, análise de riscos e oportunidades de mercadoCapacidade de gerenciar carteiras de compras variando de 60 a 500 MBRLHabilidade para gerenciar equipes e projetosPossuir CNH B e ter disponibilidade para viagens esporádicas (10% do tempo)Realizar análises de Should Cost e/ou Baseline para definir a estratégia de negociação. Compreender e equalizar situações de compra Turnkey / EPC, buscando eficiências com análise de custo-benefício. Realizar análises de LCC (Life Cycle Costing) / TCO (Total Cost of Ownership) para a melhor tomada de decisão. Realizar análises de importação vs compra local (Best-shoring), incluindo análise de riscos e custos associados para suportar a melhor tomada de decisão. Influenciar e integrar a área técnica e os fornecedores para viabilizar alternativas técnicas em relação à especificação original, impactando no melhor custo-benefício (Value Analysis / Value Engineering). Receber solicitações de compras de alta complexidade, estabelecendo e priorizando ações para manter o cliente interno informado sobre todas as etapas do processo de compra. Influenciar o Plano de Compras dos clientes internos, agindo de forma proativa junto às áreas requisitantes. Buscar sinergias estratégicas nos diferentes Planos de Compras das áreas clientes para otimizar atividades e obter eficiências de custo. Comunicar-se efetivamente com as áreas de negócio utilizando as ferramentas da empresa, obtendo apoio para contratar conforme exigência do negócio. Realizar Due Diligence e checar afinidade de escopo na identificação de novos fornecedores para otimizar custos e garantir a qualidade dos materiais e serviços. Realizar benchmarks de mercado para obter referências completas sobre novos fornecedores. Garantir o relacionamento adequado com fornecedores conforme estratégia corporativa, buscando conhecimento sobre os produtos e serviços contratados. Assegurar que os fornecedores estejam aptos a atender a demanda nas melhores condições de custo e qualidade, em conformidade com as diretrizes de ética e Compliance. Equalizar propostas tecnicamente e comercialmente, estruturar informações necessárias ao breakdown de custos, analisar e sugerir estratégias de negociação sobre breakdown de custos. Entender o orçamento da área requisitante e incluí-lo na estratégia de negociação. Negociar contratos de alta complexidade com fornecedores nacionais e internacionais, obtendo preços finais, prazos de pagamento e condições comerciais para aquisição de materiais ou serviços. Elaborar mapas comparativos de preços com informações do processo de contratação. Estruturar apresentações executivas concisas e objetivas para uso durante a aprovação das contratações. Apresentar o resultado das negociações em reuniões com a liderança. Elaborar contratos de fornecimento de produtos ou prestação de serviços, seguindo normas e procedimentos do Jurídico da empresa. Negociar cláusulas contratuais que impactem em preços, buscando equilíbrio entre riscos contratuais e precificação. Comunicar a liberação de novos contratos aos principais usuários e esclarecer dúvidas relacionadas à linha de negócio. Resolver problemas relacionados a entregas, qualidade ou divergências com fornecedores, tomando ações para evitar novas situações problemáticas. Criar pedidos adequados para garantir o correto pagamento de notas fiscais sem retrabalho.