CHAMADA DE ESPECIALISTAS- Gerente de Projeto, Disseminação de Boas Práticas Produtivas no Pará
SOBRE A RAINFOREST ALLIANCE
A Rainforest Alliance é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para garantir que a natureza e os seres humanos prosperem em harmonia e garantam meios de subsistência sustentáveis, transformando práticas de uso da terra, de negócios e consumo. A Rainforest Alliance oferece soluções de mercado para enfrentar o desmatamento e degradação tropicais em grande parte impulsionados pela produção de commodities. Somos líderes globais na certificação para sustentabilidade, e trabalhamos com produtores rurais e comunidades florestais para desenvolver negócios de base socioambiental que mantenham e regenerem florestas e paisagens agrícolas. Possuímos mais de 30 anos de experiência no chão com redes de milhares de produtores rurais e comunidades florestais que se juntam a nós para assegurar a gestão sustentável dos recursos naturais.
CONTEXTO
A Rainforest Alliance está em busca de especialistas para compor antecipadamente um programa de assistência técnica e extensão rural a ser implementado no estado do Pará. Se financiado, o programa será implementado em estreita colaboração com a SEDAP para melhorar as capacidades produtivas de produtores rurais e organizações produtivas sociais, para implementar práticas sustentáveis e de baixo carbono nas cadeias de valor do açaí e do cacau, assim como, desenvolver projetos de bioeconomia aptos a receber financiamento através de linhas e programas de crédito rural e mecanismos de incentivos relevantes. Antecipando as atividades do programa a Rainforest Alliance dá início a um cadastro de especialistas voltado aos temas de agricultura regenerativa, bionegócios, sociobioeconomia, restauração produtiva, assistência técnica rural, e acesso a crédito. Neste momento com foco em profissionais com experiência e atuação no estado do Pará, em especial na Ilha do Marajó considerando projeto em fase de estruturação. A contratação para esta posição está condicionada à adjudicação bem-sucedida do contrato.
ATIVIDADES CHAVE: Executa a supervisão estratégica geral e direcionamentos dos programas de assistência técnica e extensão rural. Supervisiona as atividades dos Engenheiros, Especialistas e Técnicos no Pará e assegura a execução do projeto conforme o plano de trabalho. Desenvolve e executa o plano de treinamento para treinadores associados e supervisiona todas as atividades de capacitação e profissionais envolvidos. Elabora relatórios e documentos estratégicos sobre o projeto e mantém comunicação constante com a equipe de liderança. Assegura que todos os objetivos do projeto e as entregas de produtos técnicos, financeiros, e de conformidade sejam cumpridos como solicitado.
QUALIFICAÇÃO MÍNIMA: Mestrado ou nível equivalente em gestão de projetos, ou outras disciplinas relacionadas com a consultoria e 10 anos de experiência específica em gestão de projetos complexos que incluam atividades de assistência técnica e extensionismo rural, pelo menos 5 deles na região amazônica.
LOCAL DE ATUAÇÃO: O profissional possui disponibilidade para atuar presencialmente no Pará durante todo o projeto.
PERÍODO DO PROJETO: 1 ano e 3 meses, início previsto 08/2025
Os profissionais interessados deverão enviar CV e proposta de honorários por dia
Contato: Gabriela Góes – ggoes@ra.org; Kaelyn DeVries, kdevries@ra.org
Aceitamos propostas constantemente e encorajamos o envio antecipado até 6 de agosto de 2025.
#J-18808-Ljbffr