A função de Promotor de Vendas envolve realizar atividades em sua rotina com o atendimento aos indicadores e compromissos da empresa. Cumprindo as diretrizes estabelecidas, garante aderência e visibilidade da marca bem como trabalha a popularidade e publicidade dos produtos.
Responsabilidades:
1. Ser organizado, conhecer os produtos, suas especificações e layoutização exigida pela indústria para arrumação e gerenciamento de categorias primando por cumpri-las;
2. Participar das reuniões matinais e vespertinas e mensais, assim como os treinamentos oferecidos para a equipe de vendas;
3. Expor mercadorias de forma atrativa, limpas e organizadas em pontos estratégicos de vendas e PDVs, com etiquetas de preço; Abastecer pontos de venda, gôndolas e balcões e atender clientes em lojas e mercados;
4. Fazer inventário e relatórios de mercadorias para reposição e controle de depósito buscando sempre estar atentos com as validades dos produtos para não vencer, promovendo rodízio de estoques, primando pela venda dos produtos mais antigos;
5. Obter informações nos mercados sobre ações dos concorrentes, possível falta do produto, precificação e possibilidade de aumento de vendas;
6. Se comunicar com o vendedor de sua rota todos os dias, principalmente ao término de cada loja;
7. Substituir vendedores temporariamente nas áreas quando houver necessidade, após aprovação da coordenação de Merchandising/Execução e gerência comercial;
8. Atingir as metas definidas pelo time comercial para os PDVs que estão sob sua supervisão;
9. Ter bom relacionamento interpessoal, uma vez que estará em constante contato com colaboradores dos PDVs. Acolher opiniões dos clientes sobre o atendimento oferecido, características dos produtos etc., repassando para conhecimento dos superiores;
10. Ter visão estratégica para pensar na expansão das vendas nos PDVs;
11. Buscar atender as solicitações dos programas de excelência e gestão da Qualidade;
12. Fotografar os pontos de vendas e ações promocionais realizadas enviando para coordenador do setor se atentar para a qualidade das fotos enviadas;
13. Participar de Cursos/treinamentos e capacitações EAD ou presencial promovidos pelos programas de Excelência, GG e supervisão da área.