Função:
O profissional de custos e contratos de manutenção é responsável por controlar e gerenciar os custos diretos e indiretos da manutenção.
Cadastrar e categorizar os custos diretos e indiretos da manutenção;
Elaborar relatórios gerenciais específicos;
Desenvolver orçamentos de manutenção considerando históricos, produção e outras necessidades (Gestão do ciclo orçamentário da Manutenção);
Atualizar a previsão dos custos mensalmente;
Acompanhar e controlar os gastos provenientes de acidentes e desvios operacionais.
Realizar análises e revisões dos custos previstos em relação aos efetivamente apropriados, com uma frequência semanal;
Formalizar as análises e revisões nas reuniões de avaliação;
Elaborar planos de ação para correção de desvios significativos entre o previsto e o realizado;
Criar a metodologia do acompanhamento diário, semanal e mensal do custo por equipamento, frota ou área industrial;
Realizar benchmarking para custos de manutenção semelhantes, buscando melhorias;
Comparar os custos atuais (realizados) com os anteriores;
Analisar as tendências dos custos para mão de obra;
Analisar as tendências dos custos para os materiais;
Ajustar o orçamento em função das tendências observadas;
Definir um gestor para cada contrato de manutenção;
Divulgar todo o contrato realizado para as partes interessadas;
Gestão de contratos operacionais, avaliação e validação de escopos contratuais e boletins de medição;
Realização de estudos de primarização de serviços.