É responsável por promover e proteger a saúde dos trabalhadores, realizando diagnósticos e tratamentos de doenças ocupacionais, além de implementar e gerenciar programas de saúde no ambiente de trabalho. Administrar tecnicamente as atividades de medicina na empresa, levando em consideração que o trabalho é um meio de prover a subsistência e a dignidade humana, não devendo gerar doenças e ser causa de morte. Responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades médicas.ResponsabilidadesEstabelecer a orientação doutrinária e a modalidade de gestão das atividades médicas na empresa.Supervisionar a administração e a execução das atividades de medicina do trabalho.Elaborar normas e critérios para prestação de assistência médica.Propor novas modalidades de trabalho e ações técnicas, decorrentes de atualização das determinações legais ou de avanços científicos.Mostrar à administração da empresa a necessidade dos órgãos médicos disporem de condições técnicas e materiais, para seu funcionamento.Zelar para que a prestação de serviços seja objetiva e de qualidade dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa.Fornecer relatórios técnicos das atividades desenvolvidas na sua área de atuação.Elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07) na empresa.Estabelecer critérios para capacitar os profissionais e demais funcionários para dar cumprimento às tarefas para as quais forem designados a fim de executar, com racionalidade, a legislação trabalhista, previdenciária e sanitária.Zelar para que os dados constantes do prontuário médico sejam anotados com clareza, com redação curta, compreensível e sem abreviações de caráter pessoa.Manter os equipamentos sob sua jurisdição em condições de funcionamento, tomando as medidas indicadas para que não haja interrupção na prestação de serviços.Assistir o trabalhador, independentemente de sua coordenação e substituir o médico do trabalho.Dar conhecimento aos empresários, ou aos seus prepostos, dos riscos existentes em sua empresa, bem como das condições gerais de saúde de seus trabalhadores, através de relatórios periódicos.Exercer outras atividades correlatas dentro do mesmo nível de complexidade.Realizar exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais.Avaliar a aptidão física e mental dos empregados para o desempenho de suas funções.Diagnosticar e tratar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.Encaminhar trabalhadores para tratamento especializado quando necessário.Desenvolver e implementar programas de prevenção de doenças e promoção da saúde no ambiente de trabalho.Promover campanhas de vacinação, orientação nutricional, e atividades de saúde mental.Colaborar com a equipe de segurança do trabalho para identificar e eliminar riscos ambientais.Aconselhar sobre adaptações ergonômicas para prevenir lesões.Realizar palestras e treinamentos sobre saúde ocupacional, primeiros socorros e prevenção de acidentes.Orientar os trabalhadores sobre práticas seguras e saudáveis no ambiente de trabalho.Manter registros médicos atualizados e confidenciais.Elaborar relatórios e laudos técnicos para órgãos de fiscalização e controle.Garantir a conformidade com as leis e regulamentos de saúde e segurança ocupacional.Prestar consultoria técnica em processos de reabilitação e reintegração de trabalhadores.Classificar as pessoas com deficiência como PCD para fins trabalhistas;Diagnosticar e notificar doenças e acidentes de trabalho e, assim providenciar reabilitação física e profissional;Apoiar e verificar a implementação e gerir o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o - PCMSO, bem como o seu Relatório Anual;Emitir relatórios de atividades da medicina ocupacional;Requisitos e qualificaçõesGraduação em Medicina com registro no CRMEspecialização em Medicina do Trabalho ou curso equivalente reconhecido pelo Ministério da SaúdeExperiência mínima de 3 anos atuando como Médico do Trabalho em empresas de médio a grande porteConhecimento profundo das Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis ao ambiente corporativoHabilidade em conduzir exames admissionais, periódicos e demissionaisDesejávelExperiência em ergonomia e prevenção de doenças ocupacionaisConhecimento em análise de risco e elaboração de planos de açãoCertificação em Segurança do Trabalho (ex.: CNES, INSS)Participação em projetos de melhoria contínua de saúde ocupacionalResponsabilidades e atribuiçõesRedução de 20% no número de afastamentos por doenças ocupacionais em 12 mesesMelhoria de 15% na conformidade com as NRs em auditorias internasDesenvolvimento de programas de prevenção que diminuam custos com benefícios de saúde em 10%Impacto direto na qualidade de vida dos colaboradores, refletido em pesquisas de climaHorário de TrabalhoSegunda a SextaBenefícios: Assistência médica e odontológica; Vale alimentação (R$ 300,00); Restaurante na empresa; Vale transporte; Seguro de vida; TotalPass; Participação nos lucros (PLR)Tipo de vaga: Tempo integralPagamento: R$9.000,00 - R$11.000,00 por mêsBenefícios:Assistência médicaAssistência odontológicaCesta básicaParticipação nos lucrosSeguro de vidaVale-transportePergunta(s) de seleção:Possui disponibilidade de 08h as 18h?