Desenvolver uma carreira em Importação e Exportação é uma oportunidade incrível para aqueles que buscam desafios profissionais. A seguir estão alguns dos principais requisitos necessários para ocupar esse cargo:
Cursando ou graduado em Comércio Exterior.
A experiência na área de Comércio Exterior é fundamental, pois exige conhecimento das leis, regulamentos e procedimentos relacionados ao comércio internacional.
Dentre as habilidades necessárias está a capacidade de trabalhar com planilhas de Excel, pois elas são fundamentais para o gerenciamento de dados financeiros e de estoque. Além disso, é essencial ter boa concentração e proatividade, pois essa função exige atenção aos detalhes e gestão eficiente do tempo.
Em relação ao diferencial, é importante salientar que um Ensino Superior Completo em Comércio Exterior é altamente valorizado nesse contexto. Além disso, a capacidade de solicitar aprovação importação com Coordenação, acompanhar embarque, desembaraço até a chegada da mercadoria, acompanhar follow up de agente de carga, contatar clientes, fornecedores, despachantes, agentes de carga, seguradoras e transportadoras envolvidas no processo, programar pagamento de câmbios e numerários, conferir numerários e solicitar aprovação de pagamento junto a Coordenação/Financeiro, agendar carregamento junto a transportadora e acompanhar devolução container (free time), solicitar prestação de contas junto a despachantes e porto, acompanhar pagamento ao despachante referente a saldo de processo, efetuar abertura e controle de Drawbacks da empresa junto ao SISCOMEX, bem como, conferências de DU-E e emissão de LI, realizar o envio de relatórios de seguros para averbação com seguradora, realizar cotações de fretes com agentes de carga, efetuar conferência dos PL`s, rateio de pesos e resumo de importações, realizar emissão de faturas Invoice e declaradas juradas, enviar ao Financeiro previsão de numerário, enviar ao despachante declaração de drawback de malhas, efetuar produção de Maquila e Certificações, cadastrar novos.