ANALISTA DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL SENIOR – CORPORATIVO - VAGA PREFERENCIAL PARA MULHERES
Quer conhecer a nossa oportunidade? Onde tem evolução, a Vale está.
N° do CD (Cargo disponível): CD 1091076
N° de Vagas: 02
Formação: Superior completo em Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Engenharias, áreas afins.
Localidade: Nova Lima, Minas Gerais, Brasil
Horário de Trabalho: Horário Administrativo
Tipo de contrato: Indeterminado
Período de inscrição: de 14/11/2025 até 23/11/2025
Requisitos Necessários
Experiência em Modelos / Sistemas de Gestão;
Conceitos e métodos para o Desdobramento da Estratégia (GPD, Hoshin, PDCA);
Conceitos e Técnicas para Gestão de Processos, Indicadores e Rotina;
Conceitos e Técnicas para Gestão de Processos;
Conceitos e Técnicas para Solução de Problemas e Melhoria Contínua (ex.: Kaizens, CCQ, PDCA, A3 Solução de Problemas, 6 Sigma, etc.);
Técnicas de Consultoria;
Técnicas para Facilitação da Aprendizagem.
Requisitos Desejáveis
Fluência em inglês desejável, mas não obrigatória;
Certificação 6 Sigma;
Conhecimento e vivência no Prêmio Shingo;
Lean, Lean Office, TPS.
Responsabilidades e Atividades
Suportar a implementação e consolidação do Modelo de Gestão Vale (VPS) nas áreas corporativas da Vale, através da aplicação e do ensinamento de métodos e ferramentas de melhoria, consultoria de processos e capacitação dos líderes e equipe, visando alcançar a Excelência Operacional;
Analisar criticamente o desempenho de processos e unidades produtivas, identificando gargalos e oportunidades de atuação (projetos) com visão sistêmica;
Definir e selecionar indicadores de performance adequados, garantindo medição eficaz e frequência apropriada para exposição de problemas. Avaliar a efetividade dos ritos de performance e propor melhorias;
Desenvolver e aprimorar rotinas de liderança e equipes, promovendo a exposição e solução de problemas e o funcionamento da cadeia de ajuda. Promover o uso de Gestão Visual para aprimorar a gestão da performance e facilitar o acompanhamento no Gemba;
Mapear processos para diagnóstico (as is) utilizando metodologias como VSM, FMI, BPMN, etc., com métricas lean (lead time, cycle time, VAA, NVAA, % CC, etc.);
Modelar e implementar processos (to be, estado ideal e estado meta) com visão de otimização e aplicação de conceitos enxutos JIT e Jidoka (fluxo contínuo, sistema puxado, eliminação de muris / sobrecargas, muras / flutuações e mudas / desperdícios, qualidade na fonte);
Orientar a utilização de conceitos de estabilidade, como 4M, para levantamento de requisitos básicos de funcionamento dos processos;
Aplicar e orientar conceitos de Just-in-time e Jidoka em processos operacionais e administrativos, orientando a exposição de problema e a melhoria de processos baseados em conceitos enxutos;
Compreender e orientar a busca por situações de sobrecarga, flutuações e desperdícios como formas prioritárias para enxergar problemas em diferentes tipos de processos e realizar melhorias;
Desenvolver e estruturar trabalhos de melhoria a partir da clarificação de situações atuais versus situação ideal, determinando a jornada de transformação;
Desenvolver relatórios A3 de diferentes tipos para sintetizar e comunicar a estratégia de projetos de solução de problemas e melhoria;
Analisar criticamente situações-problema, investigar causas raiz, definir e implementar contramedidas;
Conduzir e orientar análises estruturadas de Solução de Problemas, promovendo aprendizado e aplicação prática;
Usar ferramentas da qualidade e gerar análises para etapas das Soluções de Problemas;
Utilizar o pensamento A3 e desenvolver relatórios utilizando a metodologia para comunicar estratégias e status de projetos e iniciativas de melhoria;
Conduzir projetos de soluções de problemas complexos com equipes multidisciplinares, visando fechar os gaps entre condição atual e metas;
Realizar a gestão de projetos de melhoria: planejar, priorizar, acompanhar e entregar resultados;
Analisar e interpretar dados utilizando técnicas analíticas e estatísticas para embasar decisões e diagnósticos;
Elaborar relatórios e reports executivos com clareza e objetividade, voltados a processos operacionais e administrativos;
Produzir apresentações e materiais de impacto, adaptando o conteúdo conforme o público-alvo e o propósito;
Facilitar workshops e sessões colaborativas, conectando stakeholders para solução de problemas e melhoria de processos;
Gerenciar stakeholders, negociando, alinhando expectativas e promovendo integração entre áreas especialistas e processo fomentando atuação multidisciplinar;
Alternar entre visões micro e macro dos processos, identificando impactos cruzados e implicações estratégicas para o negócio;
Desenvolver conteúdos e ministrar treinamentos sobre temas de Excelência Operacional, adaptando abordagem ao público-alvo;
Atuar como instrutor nos treinamentos do portfólio da Excelência Operacional (Gestão), aplicando metodologias de ensino eficazes;
Planejar e conduzir imersões práticas para promover o aprendizado experiencial e aplicado;
Gerenciar programas de capacitação, identificando necessidades, planejando ações e acompanhando a evolução do público-alvo nos temas priorizados;
Planejar projetos de melhoria e solução de problemas, definindo escopo, metas, prazos e recursos necessários;
Executar e monitorar projetos com foco em entrega de resultados, utilizando ferramentas de gestão de projetos;
Gerenciar recursos e riscos de forma proativa para garantir o cumprimento de prazos e metas estabelecidas.
Benefícios
Previdência Privada: garantia de um futuro tranquilo, com segurança financeira para a aposentadoria;
PLR - Programa de Participação nos Lucros e Resultados: reconhecimento pelos esforços de todos, com participação nos lucros da empresa;
Assistência Médica e Hospitalar, Odontológica: cuidados de saúde completos para empregados e seus dependentes;
Reembolso Creche ou Auxílio Babá: apoio para conciliar o retorno ao trabalho com a chegada de um filho – até os 6 anos dos dependentes;
PASA - Planos de saúde para familiares ou para o próprio empregado, em caso de aposentadoria ou desligamento;
Vale alimentação: suporte financeiro para compras de itens de mercado;
Vale refeição ou Refeições no trabalho: benefício para facilitar a rotina e promover hábitos saudáveis na alimentação diária;
Apoiar - Programa de Assistência ao Empregado e Dependentes: suporte emocional e social especializado para empregados e suas famílias;
Cartão Presente de Natal para Dependentes: um gesto de carinho no final do ano – para dependentes até 10 anos;
Transporte fretado ou Vale transporte: garantias de deslocamento diário de nossos empregados para o ambiente de trabalho;
Passagens de trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e/ou na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Destinadas para uso pessoal;
Incentivo à atividade física - Wellhub: promoção de saúde física e bem-estar com programas de atividade física;
Programa Bem-Estar: cuidados integrais para melhorar a qualidade de vida dos empregados;
Clube de Vantagens: Descontos e benefícios exclusivos para compras em estabelecimentos parceiros.
A Vale não realiza nenhum tipo de cobrança para participação em nenhuma etapa dos seus processos seletivos. Todas as candidaturas devem ser feitas exclusivamente pelo nosso site ou por meio de vagas postadas no perfil da Vale no LinkedIn. Obs: Se você já se candidatou a esta vaga anteriormente, o botão para envio de candidatura não estará disponível. Caso seja selecionado no processo seletivo, entraremos em contato para informar sobre o resultado da sua candidatura.
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