GERENTE DATA & CUSTOMER INSIGHTS
MISSÃO DO CARGO
Liderar a estruturação, análise e visualização de dados com foco em gerar insights estratégicos para diversas áreas da companhia como, por exemplo, inteligência de mercado, planejamento comercial, precificação e marketing. Atuar como um catalisador, em parceria com a área de tecnologia, na transformação orientada por dados, promovendo uma cultura de decisão baseada em evidências e preparando a organização para uma futura estrutura hub-and-spoke de dados.
Atuar como business owner do CDP e do Programa Plataforma da empresa garantindo que necessidades de negócios estejam alinhadas com a estratégia definida no cronograma estipulado.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO CARGO
01. Organização e estruturação de dados: integrar, transformar e manter dados de diferentes fontes (internas e externas) de forma estruturada e acessível; modelar e estruturar dados para análises da organização, do ponto de vista do negócio, em parceria com a governança de dados estabelecida pela área de tecnologia; garantir a aplicação da governança, a qualidade e confiabilidade dos dados.
02. Geração de insights e visualizações: desenvolver dashboards e relatórios interativos utilizando ferramentas de BI; fornecer análises preditivas e prescritivas que apoiem decisões estratégias e operacionais; traduzir dados complexos em narrativas claras e acionáveis para diferentes níveis da organização.
03. Alinhamento com áreas de negócio: atuar em parceria com o time de inteligência de mercado, marketing, times de produto com o foco de antecipar necessidades e identificar oportunidades de melhoria; conectar os dados à estratégia de negócio, garantindo relevância das informações; fornecer dados de marketing & inteligência de mercado e integrar com domínios Produto, Financeiro, CX, entre outros para visão 360° e métricas consistentes.
04. Desenvolvimento da cultura com base em dados: promover o uso de dados nas tomadas de decisão em toda a companhia; educar e apoiar os agentes no uso correto de ferramentas e métricas.
05. Evolução para estrutura descentralizada de dados: liderar em parceria com o time de dados em tecnologia a transição para um modelo de dados descentralizado, mantendo o controle central das informações e boas práticas de modelagem; apoiar áreas na formação de times satélites de dados, sendo esta a estratégia da companhia, garantindo alinhamento metodológico.
06. Integração com estratégias MarTech: colaborar com times de marketing e inteligência de mercado na implantação e uso de plataformas MarTech (CRM, CDP, automação de marketing, analytics entre outras); conectar dados de campanhas e jornadas de cliente com os modelos analíticos da empresa).
07. Gestão e liderança: liderar e desenvolver equipe de analistas, promovendo um ambiente colaborativo e orientado à performance; gerenciar e atribuir prioridades e entregas com foco em agilidade e geração de valor para o negócio.
08. Foco em performance: mensurar e reportar resultados de metas, projetos e produtos de dados, recomendando e contribuindo com otimizações.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos avançados em ferramentas de visualização de dados e modelagem estatística.
Conhecimento prático de plataformas de MarTech (Salesforce, HubSpot entre outros). Capacidade de comunicação com áreas técnicas e não técnicas.
Visão estratégica e orientação para negócios.
Vivência em ambientes com estruturação de dados.
Escuta ativa e postura solucionadora estratégica.
TEMPO DE EXPERIÊNCIA
2 a 3 anos exercendo a função desejada;
ENSINO SUPERIOR
Minimo com Superior completo em Ciência da Computação, Estatística, Economia, Ciência de Dados, Matemática, Física, Marketing, Engenharias e áreas correlatas
IDIOMAS
Ingles Tecnico