O Operador de Caixa desempenha um papel fundamental na experiência do cliente e no desempenho financeiro da empresa.
* Registro correto das mercadorias;
* Recebimento de valores de acordo com a forma de pagamento;
* Emissão e entrega de cupom fiscal ao cliente;
* Confirmação e informação ao cliente sobre o valor e as condições de pagamento;
* Auxílio no empacotamento dos produtos quando necessário;
* Solicitação de documento de identificação do cliente, de acordo com a forma de pagamento;
* Informação, orientação e direcionamento ao cliente quando solicitado;
* Divulgação de promoções e descontos;
* Fechamento do movimento do caixa junto à tesouraria;
* Observação da movimentação de clientes, principalmente no momento de fechamento e/ou recolhimento monetário dos caixas;
* Conhecimento do funcionamento dos demais setores da empresa e orientação aos clientes quando questionados;
* Verificação de cheques recebidos e autenticidade das cédulas recebidas, organizando em gaveta apropriada;
* Informação à tesoureira/fiscal de caixa sobre a necessidade de sangria de valores quando atingir o valor pré-estabelecido pela empresa;
* Verificação das condições de limpeza e abastecimento dos artigos expostos no check-out;
* Participação no inventário, quando convocado;
* Execução correta do procedimento de entrega anotando com atenção os dados referentes ao endereço, numeração de caixas e lacres.
O Operador de Caixa é responsável por garantir uma experiência positiva para o cliente. Para isso, é necessário ter habilidades como:
* Comunicação eficaz;
* Habilidades analíticas;
* Organização e gerenciamento do tempo.
Obrigatório ensino médio completo.