Principais Atividades:
Supervisionar e liderar a equipe comercial, definindo, monitorando, controlando e gerenciando as metas e estratégias de vendas para atingir objetivos da gráfica. Prospectar novos clientes (B2B e B2G) e manter relacionamento com a carteira existente, incluindo agências de publicidade, empresas (de todos os setores econômicos), governo, editoras e profissionais liberais. Elaborar propostas comerciais/orçamentos e negociar contratos, considerando prazos, custos e especificidades técnicas de produtos gráficos (ex.: impressos, livros, lonas, embalagens, banners etc,). Acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) da equipe através do ERP Zenith, como volume de vendas, ticket médio por clientes, gestão do funil de vendas e CRM. Colaborar com os setores de produção e design para garantir a viabilidade técnica das demandas dos clientes. Representar a gráfica em eventos, feiras e negociações externas. E participar das RACs. Monitorar o mercado gráfico, concorrentes e tendências (ex.: impressão sustentável, personalização) para identificar oportunidades de negócios. Gerenciar Redes Sociais e o uso de ferramentas de CRM para organização das carteiras, funis e relatórios.
Competências/Atitudes necessárias
Técnicas em vendas consultivas e SPIN Selling, negociação estratégica, gestão de equipes e análise de mercado. Conhecimento básico do processo gráfico (impressão offset, digital, acabamentos, orçamento) é um diferencial. Familiaridade com ferramentas de CRM (ex.: Kommo), Assistente de IA no Whatsapp e pacote Office (Excel, Power Point). Comportamentais: Liderança inspiradora, proatividade, excelente comunicação verbal e escrita, habilidade de resolver conflitos, organização e foco em resultados (capacidade analítica para decisões estratégicas baseada em dados). Atitudes: Orientação para o cliente, comprometimento com prazos, capacidade de trabalhar sob pressão e adaptabilidade a um setor dinâmico como o gráfico. ;
Formação Acadêmica:
Graduação completa(ou cursando) em Administração, Marketing, Gestão Comercial, Comunicação ou áreas correlatas.
Cursos Complementares:
Nas áreas de Estratégia e Táticas Comerciais, Liderança e gestão de equipes comerciais, Negociação, Metodologia de Vendas SPIN Selling, Venda Consultiva, Funil de Vendas, CRM (Customer Relationship Management), Excel e correlatos a área de vendas
Horário e remuneração:
8:00 as 12:00; 14:00 às 18:00 e sábado das 8:00 às 12:00
R$4.000,00 fixo mais comissionamento
Disponibilidade:
Disponibilidade (eventualmente) para viagens esporádicas (ex.: feiras de impressão, eventos do setor ou visitas a clientes em outras cidades). Flexibilidade para trabalhar em horários comerciais, com possibilidade de reuniões fora do expediente padrão. Disponibilidade para participar de eventos de networking ou treinamentos corporativos.