A Fundação Araucária, em parceria com o IEL Paraná, oferece às empresas paranaenses um programa inovador que conecta seu negócio a doutores profissionais. O Doutores Inovando no Setor Empresarial oportunizará expertise técnica, científica e metodológica, essenciais para impulsionar o crescimento, a inovação e aumentar a sustentabilidade da sua empresa, fortalecendo seu posicionamento no cenário competitivo.
O programa oferece bolsas para a inserção de doutores em empresas paranaenses, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Os bolsistas atuarão diretamente na empresa, contribuindo com conhecimento de ponta e soluções personalizadas para o mercado, ancoradas na ciência e em evidências robustas.
Mais do que uma ponte entre academia e setor produtivo, o programa fomenta a aplicação prática do conhecimento científico, favorecendo a transformação de pesquisas em inovações reais, com alto impacto socioeconômico. A atuação dos doutores promove a cultura da ciência nas organizações, estimula a tomada de decisão baseada em dados e evidências, e potencializa a capacidade de resolver desafios complexos de forma criativa e sustentável.
Sobre a Oportunidade:
A Mecânica Beto foi fundada em 1975 e é especializada em mecânica geral, conversão e manutenção GNV e adaptações veiculares para deficientes físicos. Em todos esses anos de experiência, contamos com serviços de qualidade, profissionais capacitados e equipamentos de última tecnologia, o que nos coloca em uma situação privilegiada em relação a concorrência.
Nossos equipamentos são produzidos de acordo com os principais modelos de veículos nacionais, com projetos específicos para cada necessidade e com materiais de alta qualidade e resistência. Além do Paraná e região, hoje atendemos todo o território nacional, com agilidade, segurança e excelência que você encontra na Mecânica Beto.
Projeto: Inovação tecnológica para equipamentos de condução veicular para pessoas com deficiência.
Formação Acadêmica: Doutorado completo Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação ou cursos tecnólogos correlatos (Ex: Tecnologia em Sistemas Embarcados, Automação Industrial).
Defesa da tese há, no máximo, 5 anos.
Idioma: Desejável espanhol
Principais Atividades:
* Mapeamento e desenho de fluxo/processos.
* Planejamento de Linha Piloto.
* Desenvolvimento e Melhoria de Produtos.
* Categorização de falhas e ajustes.
* Desenvolvimento e integração de firmaware.
* Gestão do conhecimento.
* Manualização de produtos.
Requisitos técnicos mínimos:
* Interpretação de esquemas elétricos: Habilidade para ler e compreender esquemas, diagramas de ligação, chicotes e circuitos eletrônicos.
* Conhecimento em eletrônica e sistemas embarcados: Sólidos fundamentos em eletrônica analógica e digital, com foco na arquitetura e funcionamento de sistemas embarcados.
* Manuseio de equipamentos de bancada: Experiência prática com multímetro, osciloscópio e estação de solda para montagem, testes e reparos em placas e componentes eletrônicos.
* Atualização de firmware: Capacidade de gravar e atualizar firmwares em microcontroladores e dispositivos eletrônicos.
* Lógica de Programação: Conhecimento em lógica de programação para entender, realizar a parametrização e executar testes funcionais nos equipamentos.
* Conhecimento em solidworks.
* Conhecimento na linguagem C++.
Competências técnicas Desejáveis:
* Conhecimento em protocolos de comunicação: Familiaridade com protocolos como UART, I2C, SPI e CAN.
* Inglês técnico: Nível suficiente para leitura e interpretação de datasheets e manuais de componentes.
* Experiência com softwares de desenho de circuitos: Contato prévio com ferramentas como Altium, Eagle ou KiCad.
* Familiaridade com controle de versão: Noções de ferramentas como Git.
* Conhecimento em ferramentas de BI (ex.: Power BI, Google Data Studio).
* Espanhol intermediário.
Valor da bolsa (mensal): Bolsista (Doutor) R$ 5.000 – Programa Doutores Inovando no Setor Empresarial.
Formato de trabalho: Presencial em Curitiba/PR.
Soft Skills: Autogestão, Trabalho em equipe, organização, comunicação, colaboração, criatividade.