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Programador de pcp compras

Caxias do Sul
Medifarr
Anunciada dia 14 junho
Descrição

1.
Analisar previsões de venda

O Analista de PCP deve sempre analisar a previsão de vendas para planejar a produção, a fim de atender tanto as demandas da previsão quanto os pedidos firmes de produtos acabados.
Caso a sua empresa não faça previsão de vendas, veja os 6 beneficios de se realizar a previsão de vendas e analise a importância desse fator na sua indústria.
Vale lembrar que a análise das previsões deve ser feita junto aos setores de vendas, comercial ou marketing com o intuito de levar em consideração as tendências e sazonalidades do mercado.
2.
Planejar e elaborar o plano de produção.
- O que a demanda vai solicitar ou já solicitou?,
- Quando precisamos entregar?
- Qual é a quantidade pedida?
Repare que aqui estamos tratando de previsões e pedidos firmados.
Ou seja, **o analista de PCP precisa analisar as previsões de vendas e os pedidos firmes para elaborar o Plano**.
As principais entradas e saídas para essa etapa são:

- **Entradas**: Carteira de pedidos, previsão de vendas e registros de estoque.
- **Saída**: Plano-mestre de produção.
De maneira simples, o plano de produção inclui ordens de produção planejadas para a fabricação de produtos acabados.
A partir do plano de produção é gerado o MRP.
3.
Rodar o MRP e gerar necessidades de compras e produção.
Após gerar o plano de produção para produtos acabados, o analista de PCP deve rodar o MRP para saber o que deverá ser comprado e produzido para que o plano de produção seja cumprido.
O foco aqui é o estoque e as perguntas a serem respondidas vão além do que comprar e produzir:

- O que comprar;
- O que produzir;
- Quando comprar;
- Quando produzir;
- Quanto comprar;
- Quanto produzir;

Se o plano de produção gera as ordens de produção dos produtos acabados, o MRP gera as ordens de produção de semiacabados e solicitações de compra de materiais.
4.
Analisar carga e capacidade no CRP.
Com o plano de produção e o MRP, se o analista de PCP tiver uma ferramenta de MRP II, ele poderá executar o CRP (capacity requirements planning, ou planejamento dos requisitos de capacidade) e analisar a famosa carga de máquina.
O CRP nada mais é do que uma análise que compara quantas horas uma máquina tem disponível em um período com quantas horas ela será utilizada nesse mesmo período.
Se o horizonte de planejamento é de 30 dias, a máquina tem 360 horas disponíveis nesse período e 500 horas de demanda, o analista de PCP já pode acender o alerta de que não será possível produzir tudo o que foi planejado a menos que algumas decisões para o aumento de capacidade sejam tomadas.
Apesar de não ter um algoritmo sofisticado como um APS para programação avançada com capacidade finita, a partir da análise do CRP já é possível ter uma noção de quais máquinas ou centros de trabalho estarão mais sobrecarregados e quais estarão ociosos.
5.
Confirmar as necessidades de matérias-primas, embalagens e materiais de consumo.
Conforme mencionei no item 3 acima, o analista de PCP ao rodar o MRP gera as necessidades de compras e de produção.
Além de gerar essas informações com o apoio de um ERP apropriado, o profissional precisa ser capaz de avaliar e confirmar as necessidades de matéria-prima, embalagens e outros insumos necessários para executar o plano de produção.
Ou seja, fazer o MRP - _Material Requeriment Planning_.
Leia mais**:Como saber o que, quando e quanto comprar na sua indústria com PCP e MRP**.
Geralmente, **os sistemas ERP com PCP trabalham com o conceito de empenho de materiais.
**

**Empenho de materiais é utilizado para contabilizar a necessidade do produto no processo produtivo**.
Quando um material é empenho numa ordem de produção, quer dizer que para fabricar o produto da ordem é necessário requisitar esse material no estoque.
Geralmente os materiais são empenhados manualmente ou automaticamente.
**Quando não previstos na lista de materiais, o empenho é manual, quando previsto, é automático.
**

Com as ordens criadas, o sistema pode gerar o relatório com todas as necessidades da produção, assim podemos analisar:

- O produto da ordem
- O produto empenhado
- A quantidade necessária
- A data da necessidade

Assim é possível tomar ações como:

- Prever compras
- Projetar o estoque futuro de cada produto
- Otimizar a quantidade de produto em estoque (just in time)

6.
Emitir solicitações de compra e acompanhar o processo

Logo após confirmar os materiais que precisarão ser comprados, o analista de PCP deve emitir solicitações de compras para o setor responsável.
Ao receber as solicitações de compras, o comprador deverá seguir o processo estabelecido na sua indústria que pode incluir uma pesquisa de fornecedores, cotações e por fim a colocação do pedido de compra.
Realizar follow-up ou acompanhamento dos processos de compras com os respectivos fornecedores internos (compras e importação) é de suma importância para gar

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