MISSÃO DO CARGO
Promover e disseminar a cultura de Segurança e Higiene (SHE) por meio da implantação do sistema de gestão de segurança e meio ambiente nas operações de distribuição e vendas.
Suportar a gestão local com análise crítica de indicadores de performance, monitoramento do atendimento aos padrões de segurança e meio ambiente, implantação de programas, treinamentos, projetos e campanhas, assim como a consolidação de relatórios.
Elaborar e revisar análises de risco, instruções de trabalho e procedimentos, manter as ferramentas de gestão de SHE atualizadas (ARISO, HeiQuest e SOGI).
Atuar de forma proativa, em constante contato com a operação e líderes, garantindo o alinhamento do plano e estratégia da gestão de segurança e meio ambiente nos armazéns e escritórios de vendas.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
* Profissional será responsável pela implementação e operacionalização do sistema de gestão de segurança e meio ambiente nas operações de distribuição e vendas: Programas de segurança comportamental, criação e implementação de instruções e procedimentos, estabelecer a organização das informações, manter os indicadores analisados e realizar relatórios com a análise de performance da operação e plano de melhoria.
* Realização de análises de riscos de todas as atividades e desenvolvimento de planos de ação. É primordial o senso crítico aos detalhes e prezar pela qualidade nas entregas.
* Elaborar plano de inspeção planejada na operação e engajar os líderes na participação. Fornecer relatório da consolidação dos resultados das inspeções com plano de ação direcionado.
* Fazer a gestão de toda a documentação legal de SHE. Controlar licenças de operação ambiental, corpo de bombeiros e outorgas em relação as exigências técnicas, condicionantes e prazos de atendimento.
* Promover campanhas preventivas com base na análise crítica dos acidentes e principais falhas e desvios.
* Realizar a gestão do plano de emergência local: promover simulados e treinamentos, manter as inspeções e atualização do plano da localidade.
* Assegurar a gestão da aplicação dos treinamentos legais a todas as funções.
* Realizar e conduzir a investigação e análise de acidentes, assim como realizar a abertura de CAT.
* Implementar as ferramentas de SHE: fluxo de comunicação e padrão de relatórios, reuniões de líderes (Comitê SHE), auditorias, etc...
* Desenvolver boas práticas de SHE com base na análise crítica das necessidades da operação com foco em melhorar o atendimento aos requisitos obrigatórios e reduzir acidentes.
* Apoiar a liderança em todas as questões relacionadas à SHE da unidade, ser o parceiro técnico dos líderes.
Requisitos
* Nível Técnico Completo
* Pacote Office Intermediário
* Conhecimento: Legislações ambientais: Licenciamento e destinação de resíduos; Gestão de terceiros e sistemas de emergências; Investigação de acidentes: Espinha de peixe e 5 porquês; Elaboração de instruções e procedimentos de segurança; Conhecimento de gestão de riscos operacionais: APR, PT, gestão de mudanças.