Função de Cadastro de Materiais
O cadastro de materiais é uma atividade crucial na gestão de estoques e recursos da empresa. O profissional nessa função é responsável por executar e manter atualizado o cadastro de materiais, utilizando sistemas de gestão, garantindo que possam ser consultados e utilizados quando necessário.
As principais responsabilidades dessa função incluem:
* Executar e acompanhar as rotinas do cadastro de materiais;
* Atuar em conjunto com as áreas solicitantes para buscar eficiência e eficácia nos processos, procedimentos, qualidade e nível de serviço;
* Contribuir mediante demanda com a análise dos parâmetros da matriz de relatórios, Giro de Estoque, Reposição MRP, Cobertura de Estoque, Obsolescência, Itens Ativos, Acuracidade, Inventários (rotativo e anual) entre outros;
* Executar os inventários visando o ajuste de divergências com os registros contábeis e assegurar a conformidade dos itens de estoque;
* Fornecer informações técnicas para planejamento da disposição dos materiais no armazém, utilizando padrões e técnicos de armazenagem a fim de garantir rapidez no fluxo de trabalho;
* Acompanhar o consumo dos itens identificando os itens obsoletos e dar as tratativas em conjunto com o Gestor do Almoxarifado, conforme padrões e normas internas.