MISSÃO DO CARGO:
Analista de planejamento de vendas.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:
* Coletar e analisar dados comerciais, como previsão de vendas e reportar demanda de vendas ao supply chain.
* Acompanhar a elaboração do plano e a produção, levantando dados aos superiores e oportunidade de melhorias.
* Analisar tendências históricas, campanhas, lançamentos e sazonalidades, para se basear na elaboração das metas e orçamentos e ajudar a alinhar oferta e demanda com foco em rentabilidade, nível de serviço e giro de estoque.
* Validar e ajustar as informações recebidas com base em análises quantitativas e qualitativas.
* Elaborar, analisar e divulgar forecast e orçamento de vendas por produtos, canal e região e acompanhar os indicadores de vendas.
* Realizar e analisar pesquisas de tendências de vendas do mercado de atuação, bem como do comportamento dos consumidores e levar as necessidades do comercial para o time de operações (por exemplo, aumentos de demanda, campanhas, sazonalidade).
* Facilitar o alinhamento entre as áreas envolvidas, como comercial, supply chain, produção, logística e financeiro.
* Buscar metodologias de pesquisas direcionadas a diferentes públicos-alvo e realizar estudos e análises mercadológicas, analisando o comportamento e as tendências do mercado de produtos e serviços e participando da elaboração e execução de pesquisas de mercado, visando assessorar e oferecer subsídios para definição do plano de marketing.
* Acompanhar e analisar dificuldades de implantação e desdobramentos do plano de vendas e identificar e analisar indicadores de desvio de performance, bem como propor melhorias.
* Acompanhar fluxo dos produtos, como ciclo de vida, bem como fornecer informações pertinentes ao desenvolvimento de novos produtos e reposicionamento dos produtos atuais.
* Atuar no planejamento, acompanhamento e controle das atividades direcionadas aos gerentes nacionais, regionais e coordenadores de vendas, vendedores, representantes comerciais, promotores, distribuidores e outros, visando assegurar o cumprimento das metas de vendas estabelecidas.
* Acompanhar as atividades inerentes ao atedimento, soluções e encaminhamento de solicitações e reclamações, bem como as atividades inerentes à assistência técnica visando estabelecer e assegurar a relação de fidelidade junto aos clientes, bem como o canal de comunicação para avaliação dos produtos e servioços da empresa.
* Levantar as necessidades e participar da preparação de programas de treinamento visando formação e capacitação de gerentes nacionais, regionais e coordenadores de vendas, vendedores, equipe de atendimento ao cliente e assistência técnica, representantes comerciais, promotores, distribuidores e outros, com a finalidade de atingir os objetivos, conforme planos e expectativas estabelecidas.
* Elaborar relatórios acerca das atividades desenvolvidas e resultados obtidos, visando assessorar a gerência e/ou diretoria comercial da empresa na tomada de decisões, bem como no realinhamento e definições de novas estratégias, programas e metas para área de vendas.