Missão do Cargo: Realizar vendas externas, abordando clientes diretamente, oferecendo produtos e serviços da empresa, e negociando condições comerciais. Visitar clientes potenciais e atuais, buscar oportunidades de negócios e assegurar a satisfação dos clientes, além de acompanhar pedidos, entregas e pós-venda. Responsabilidade do Cargo: ● Oferecer o sortimento de produtos adequado ao perfil de cada cliente. ● Negociar preços, prazos, condições de pagamento e volumes de compra. ● Garantir o cumprimento das metas e qualitativo das vendas estabelecidas. ● Gestão da carteira de clientes: ● Visitar os clientes na frequência e dias acordados com a empresa e o cliente; ● Manter carteira de clientes saudável, desenvolvendo os clientes atuais e prospectando novos clientes na rota; ● Atualizar informações dos clientes: cadastro, crédito ● Prestar um excelente nível de serviços de vendas: ● Estudar o perfil de cada cliente e implementar a estratégia correta em cada cluster; ● Aumentar o sortimento e o volume de vendas através do sell out do cliente; ● Identificar necessidades e preferências dos clientes. ● Orientar os clientes sobre a correta utilização, armazenamento ou exposição dos produtos. ● Apresentar novos lançamentos e promoções de forma persuasiva. ● Buscar meios para solucionar reclamações ou problemas relacionados a entregas, qualidade ou atendimento, acionando o suporte interno quando necessário. ● Dominar e seguir no detalhe os passos da venda. ● Preparar a rota antes da saída: Verificar a rota através do sistema para garantir eficiência. ● Cumprir a ordem sequencial do roteiro diário de visitas: Seguir a sequência planejada para as visitas. ● Conhecer e ser conhecido pelos nossos clientes: Estabelecer e manter um relacionamento próximo com os clientes. ● Exposição e conservação de materiais de ponto de venda (MPDV): Assegurar que os materiais estejam bem expostos e conservados. ● Abastecer e promover uma boa exposição dos produtos nas gôndolas/geladeiras e em cada PDV: Garantir que os produtos estejam devidamente abastecidos e bem apresentados. ● Realizar rodízio de produtos: Sinalizar ao cliente os produtos próximos ao vencimento e sugerir rebaixas. ● Orientar o cliente sobre a prática de preços: Fornecer orientações claras sobre precificação. ● Verificar o conhecimento dos clientes sobre a utilização das plataformas e incentivos digitais: Assegurar que os clientes saibam como usar as ferramentas e aproveitar os incentivos. ● Tornar perceptível a qualidade dos serviços prestados : Demonstrar a qualidade do atendimento através de ações concretas. ● Fazer propostas de vendas: Apresentar condições especiais via plataformas digitais, NRABs, combos e força de vendas. ● Encerrar adequadamente a visita: Garantir um fechamento correto e profissional das visitas. ● Atualizar estratégias e ações durante as reuniões. ● Preparar rota com análise de clientes e ferramentas. ● Atualizar informações no sistema e seguir roteiros determinados. ● Executar a rotina básica de vendas em cada cliente atendido ● Analisar preços, ofertas e elaborar sugestões de pedidos. ● Oferecer pedidos aderentes às necessidades dos clientes. ● Verificar se as entregas estão sendo feitas corretamente. ● Realizar cadastros em rota. ● Participação em reuniões ● Analisar inadimplência e criar estratégias de cobrança. ● Garantir a execução adequada das rotinas no ponto de vendas. ● Assegurar o abastecimento adequado e minimizar rupturas. ● Acompanhar entregas e devoluções. ● Analisar desempenho comercial e objetivos, garantindo atingimento das metas ● Identificar clientes não atendidos e aumentar a base de clientes. ● Monitoramento do Mercado e da Concorrência: Acompanhar o comportamento do mercado e das atividades dos concorrentes, identificando oportunidades de melhoria nas estratégias de vendas e ajustando a abordagem de acordo com as tendências.