Formação Acadêmica
Graduação em Administração, Comunicação, Marketing ou áreas correlatas, com experiência mínima comprovada de 2 (quatro) anos em projetos nessas áreas;
Ou ser estudante de mestrado, em instituição localizada no estão de Minas Gerais, em áreas associadas a Gestão da Inovação, Marketing Estratégico, Inteligência de Negócios ou áreas relacionadas à tecnologia e inovação.
Conhecimentos Necessários
Elaboração de planos de prospecção e comunicação (estratégias de mercado, análise de público-alvo, segmentação de clientes, metas e indicadores de desempenho).
Conhecimentos sobre processos de comunicação institucional, posicionamento de marca e divulgação de competências técnicas.
Conhecimento em ferramentas e métodos de gestão empresarial, com foco em eficiência operacional e otimização de recursos.
Habilidade em inteligência de mercado, identificação de oportunidades e mapeamento de parceiros estratégicos.
Familiaridade com metodologias ágeis de gestão (Scrum, Kanban) e ferramentas digitais de apoio (CRM, ERPs, plataformas colaborativas).
Conhecimentos Desejáveis
Experiência prévia em ambientes de inovação tecnológica, centros de P&D ou ecossistemas de startups/indústria 4.0.
Noções de marketing digital (SEO, mídias sociais, inbound marketing) aplicados à divulgação institucional e prospecção.
Conhecimento em gestão de parcerias e alianças estratégicas no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Experiência com análise de dados de mercado e ferramentas de BI (ex.: Power BI, Tableau).
Vivência em processos de transferência de tecnologia e parcerias universidade-empresa.
Competências e Habilidades
Excelente comunicação escrita e verbal, com habilidade de traduzir competências técnicas em propostas de valor para clientes e parceiros.
Proatividade e autonomia na identificação de oportunidades e condução de negociações.
Capacidade analítica para propor métodos e ferramentas que aprimorem a gestão e aumentem a eficiência operacional.
Relacionamento interpessoal e habilidade para atuar em redes de inovação, aproximando empresa, parceiros e clientes.
Auxiliar na análise de mercado
Auxiliar na elaboração e implantação de planos de prospecção e comunicação
Auxiliar em análises visando a captação de novos parceiros e projetos, tendo como base o plano de prospecção e comunicação proposto
Auxiliar no processo de definição e implantação de ferramentas para análise e prospecção de mercados, bem como na sua operação