Missão
Garantir a saúde financeira da empresa por meio de uma gestão eficaz da carteira de recebíveis, conduzindo negociações de forma ética e estratégica, assegurando o retorno dos créditos com foco na preservação do relacionamento com clientes e alinhamento aos valores organizacionais de respeito, transparência e compromisso.
Responsabilidades
* Acompanhar diariamente os títulos em aberto e controlar prazos de pagamento.
* Identificar inadimplências e propor ações preventivas e corretivas.
* Realizar contato ativo e receptivo com clientes para tratativas de cobrança.
* Conduzir negociações com ética e empatia, buscando acordos que favoreçam tanto o cliente quanto a empresa.
* Registrar e formalizar acordos de pagamento.
* Monitorar o cumprimento dos compromissos assumidos.
* Manter um bom relacionamento com clientes, zelando pela imagem da empresa.
* Prestar informações claras e orientações sobre débitos e formas de pagamento.
* Trabalhar em conjunto com o setor financeiro e demais áreas envolvidas.
* Fornecer informações para relatórios gerenciais e apoiar decisões estratégicas.
* Elaborar indicadores e relatórios de cobrança.
* Sugerir melhorias em processos, políticas e ferramentas de cobrança.
* Encaminhar casos críticos para medidas administrativas ou jurídicas, quando necessário.
* Acompanhar processos em andamento, mantendo controles atualizados.
Qualificações
* Conhecimento em rotinas de cobrança (negociação, acordos, prazos e gestão de inadimplência).
* Domínio de ferramentas financeiras (planilhas, sistemas de gestão e controle de recebíveis).
* Noções de legislação relacionada a contratos, crédito e cobrança.
* Capacidade de análise de indicadores financeiros (inadimplência, recuperação, aging de carteira).
* Gestão documental e registro de acordos de forma organizada e precisa.
* Comunicação clara e assertiva para lidar com clientes e equipe.
* Negociação com empatia e resiliência, mantendo firmeza sem perder a cordialidade.
* Organização e foco em resultados, garantindo controle dos processos.
* Senso de urgência e proatividade para agir rapidamente diante da inadimplência.
* Ética e transparência, respeitando os valores e preservando a imagem da empresa.