**Background**
Visando alinhar a estrutura organizacional ao CPD 2017-2021 e as prioridades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o novo desenho do portfólio do Programa do PNUD inclui três linhas de trabalho que se fortalecem mutuamente, desenhadas em torno de três eixos:
1. Pessoas e Prosperidade: focando em redução de pobreza, políticas sociais, parcerias público-privadas, mercados inclusivos e crescimento.
2. Planeta: com foco em meio ambiente, biodiversidade, mudança do clima, redução de risco de desastres, químicos e Protocolo de Montreal.
3. Paz: visando a promoção da prevenção da violência, justiça, transparência, práticas anticorrupção, direitos humanos, desenvolvimento de capacidades locais.
A adoção de caminhos para o desenvolvimento sustentável é uma área prioritária do trabalho do PNUD no Brasil, visando desenhar e implementar caminhos que conectem pobreza, desigualdade e exclusão enquanto transformam capacidades produtivas, evitando a depredação irreversível do capital social e natural na implementação do Portfólio de Projetos do Cluster Planeta.
Entre os projetos do Cluster Planeta estão projetos de implementação direta em biodiversidade, mudança do clima e combate à degradação. Esses projetos são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Global Environment Facility (GEF), uma parceria de cooperação internacional com 183 países trabalhando em conjunto com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado, para questões ambientais globais.
A UGP GEF/DIM tem a responsabilidade, entre outras, de: (i) planejamento operacional, gerenciando e executando os projetos; (ii) coordenação da gestão dos recursos financeiros e dos contratos físicos/jurídicos; (iii) aplicação dos recursos e resultados obtidos; (iv) preparação de relatórios de gestão para os órgãos coordenadores técnicos, GEF e o PNUD, incluindo relatórios anuais e as propostas para a gestão adaptativa dos projetos, se necessário, e com base nas contribuições do Plano de Monitoramento e Avaliação dos projetos; (v) promover articulações interinstitucionais; e (vi) difundir os resultados dos projetos.
A UGP GEF/DIM é liderada pelo(a) Gerente de Projetos, que será responsável pela gestão global, a implementação e monitoramento das atividades, bem como pela identificação de sinergias e preparação para encerramento de projetos. A UGP GEF/DIM também é composta por um gerente de projetos, assistentes administrativos, assessores e consultores técnicos.
Esta é uma vaga financiada por projeto, com duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação durante a vigência dos projetos.
**Duties and Responsibilities**
O presente Termo de Referência tem por objetivo contratar um(a) Gerente de Projetos para UGP GEF/DIM vinculada à Unidade PLANETA. O(a) Gerente de Projetos será responsável por prestar assistência operacional aos projetos de implementação direta sob a responsabilidade da UGP vinculada ao Cluster Planeta, o que implica, mas não se limitada, as seguintes atividades:
- Prover uma eficiente gestão estratégica de planejamento de trabalho de operação e de recursos para aprovação do Oficial de Programa do PNUD e do Coordenador;
- Assegurar o cumprimento integral das operações com as normas do PNUD, regras e políticas, na implementação de estratégias operacionais;
- Assegurar melhoria contínua dos processos e contribuindo para o mapeamento de processos de negócio e estabelecimento de procedimentos operacionais padrão interno em finanças, compras e serviços logísticos, em conformidade com quadro de controle interno do PNUD;
- Gerenciar a equipe dos projetos, oferecendo orientação sobre responsabilidades e monitorando planos de trabalho e atividades cotidianas;
- Prover e organizar treinamentos da equipe sobre o funcionamento e gestão do orçamento, promover discussão sobre lições aprendidas / melhores práticas e contribuições;
- Realizar avaliações regulares de desempenho dos membros da equipe;
- Gerenciar conflitos e buscar um ambiente positivo de trabalho;
- Garantir que a equipe esteja ciente das questões e siga os procedimentos de segurança adequadamente;
- Gerenciar desempenho financeiro de acordo com os orçamentos alocados;
- Identificar problemas e prover recomendações para melhorias dos processos operacionais e administrativos;
- Desempenhar o papel de Gerente de Nível 2 no Atlas para aprovar pedidos de compra, vouchers e demais transações;
Assessorar e monitorar a realização de avaliações independentes e auditorias interna e externa;
- Analisar os fluxos e processos dos projetos para apoiar a gestão da informação;
- Propor mecanismos de gestão da informação e otimização dos processos;
- Elaborar o Plano de Trabalho Anual com base no planejamento total dos projetos;
- Monitorar autorizações de recursos (ASL) e