Convite para Psicólogo Escolar
Descrição do Cargo
O psicólogo escolar desenvolverá atividades em uma equipe de profissionais dedicados à melhoria da qualidade de vida dos estudantes, professores e comunidade escolar. Nesta função, será responsável por realizar avaliações psicológicas, propor intervenções e acompanhar os progressos das unidades escolares.
Experiência e Qualificações Requeridas
* Graduação em Psicologia;
* Possuir Certificado de Registro Profissional (CRP) ativo e sem restrições;
* Experiência mínima de 02 anos em atendimento psicológico.
Competências Necessárias
* Conhecimento em Informática; Compreensão das necessidades emocionais dos alunos e dos funcionários de uma escola.
Vantagens
* A prestação dos serviços deverá respeitar o período de segunda à sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento das unidades escolares.
Outras Informações
* Os psicólogos deverão interagir, conhecer e serem presentes nas unidades escolares visando o conhecimento da comunidade escolar;
* Os psicólogos deverão buscar conhecer a realidade social da região onde forem inseridos para facilitar na análise da comunidade escolar;
* Em até 60 dias, a contar do início das atividades do contrato, os psicólogos deverão apresentar relatórios com os diagnósticos iniciais, das unidades escolares sob sua responsabilidade, e propor ações e planos de intervenção à equipe pedagógica, direção escolar e Dirigente Regional de Ensino, em conjunto com a equipe do CONVIVA;
* Na elaboração dos relatórios os psicólogos deverão observar as disposições do Código de Ética da Psicologia, em especial às previstas nos artigos 6º, b, 9º e 10º sobre o dever de sigilo profissional;
* Fundamentado nos diagnósticos iniciais, o psicólogo poderá propor a divisão de seu horário de trabalho nas unidades escolares, de forma equânime, a fim de permitir maior interação com as comunidades escolares mais necessitadas;
* Fundamentado nos achados dos diagnósticos da comunidade escolar o psicólogo deverá criar plano(s) de intervenção para que estudantes, docentes, pais e demais funcionários visem:
o a) Compreensão dos papéis dos diversos atores que compõem a comunidade escolar;
o b) Desconstrução de violências e preconceitos e acolhimento das imprevisibilidades;
o c) Compreensão e inclusão da diversidade humana;
o d) Resolução de conflitos;
o e) Desenvolvimento das habilidades socioemocionais não só com o indivíduo, mas principalmente com a coletividade escolar;
o f) Melhorias no processo de escolarização;
o g) Compreensão das desigualdades sociais e direitos humanos;
o h) Criação de grupos de apoio;
* Caso o psicólogo identifique a necessidade de um número maior de atendimento para uma demanda específica (imprevisibilidades) deverá apresentar relatório técnico à CONTRATANTE propondo a disponibilização de um número maior de psicólogos ou horas de atendimento, à determinada unidade escolar em função de suas peculiaridades, justificando a necessidade e se possível mensurando o tempo necessário;
* Os psicólogos deverão seguir as normativas e regulamentações emanadas pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia de São Paulo;
* Visando à eficácia do projeto, através da integração dos psicólogos nas comunidades escolares, a CONTRATADA não poderá substituir os profissionais contratados sem a anuência do CONTRATANTE;