Quem nós somos?
Tenneco é um dos principais designers, fabricantes e comercializadores de produtos automotivos do mundo para equipamentos originais e clientes de pós-venda, com aproximadamente membros da equipe trabalhando em mais de 200 locais em todo o mundo. Por meio de nossos quatro grupos de negócios, DRiV, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global ao fornecer soluções tecnológicas para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves, caminhões comerciais, off-rodovia, industrial, automobilismo e pós-venda.
Esta posição irá trabalhar dentro do grupo de negócio DRiV. DRiV é o grupo de soluções de produtos pós-venda da Tenneco, com a missão de fornecer avanços que ajudem as pessoas a tirar o máximo proveito de cada veículo, cada passeio, cada corrida e cada viagem. Nós nos esforçamos para entregar consistentemente resultados de primeira linha por trás das soluções de produtos de marca para nossa comunidade e acionistas.
Você está pronto para se juntar a uma organização automotiva global e impulsionar sua carreira?
Estamos contratando um Analista de Comercio Exterior Pleno para unidade de negócios DRiV na unidade Cajamar. Nesta posição ele será responsável por:
Principais responsabilidades
* Coordenar e acompanhar operações de importação e exportação, assegurando prazos e o cumprimento das normas alfandegárias e fiscais
* Analisar documentos como invoice, packing list e conhecimento de embarque
* Contatar fornecedor, agente de cargas, despachante e transportadoras para fornecer informações e garantir prazos;
* Cotar frete e solicitar Booking
* Promover embarque de amostras – formal e courier
* Providenciar, junto ao despachante, licença de importação com anuência do INMETRO
* Realizar cadastros sistêmicos dentro do OSGT e SAP, de forma mantê-los atualizados
* Solicitar pagamento de numerário e gerenciar os registros da DI
* Programar as entregas dos itens importados
* Gerenciar informações dos embarques para apuração do estoque em trânsito
* Manter stakeholders internos informados a respeito do status dos embarques
* Realizar o fechamento dos processos
* Participar das rotinas para execução do catálogo de produtos – DUIMP
* Monitorar de perto as operações, propondo soluções para adequação e otimização de processos
* Gerenciar custos logísticos, tributações e demais despesas relacionadas às operações internacionais
* Apoiar auditorias internas e externas, garantindo a conformidade dos processos com normas e regulamentos aplicáveis
* Elaborar relatórios para monitoramento das atividades de comércio exterior, bem como para atendimento a outras áreas
O que vai fazer você ter sucesso?
* Formação superior em Comércio Exterior ou Relações Internacionais
* Experiência sólida na área de comércio exterior, preferencialmente em empresas de grande porte ou no setor industrial..
* Experiência com sistemas de comércio exterior (OSGT e SAP).
* Inglês avançado; outros idiomas serão um diferencial..
* Capacidade analítica e estratégica para otimização de custos e processos.
* Organização, atenção a detalhes e proatividade na resolução de problemas.
O que nós oferecemos?
Queremos fazer você se sentir bem-vindo, desafiado e inspirado. Por isso, reunimos cuidadosamente um mix de benefícios para melhorar sua saúde e bem-estar, garantindo assim seu crescimento pessoal, profissional e sua integração em um ambiente de trabalho agradável no dia a dia.
O que você pode esperar a seguir?
Nossa equipe está preparada para buscar os candidatos mais adequados para a função. Você primeiro será contatado pela equipe de Recursos Humanos, em seguida a próxima etapa será uma entrevista pessoal com nosso gerente de contratação. Orgulhamo-nos em passar pelos processos com agilidade, e você pode ter certeza de transparência e comunicação rápida.