Seu papel engloba a execução das rotinas fiscais da empresa, sendo elas:
- Analisar se as notas fiscais estão escrituradas de forma correta;
- Apuração de impostos;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Experiência em lucro real.
Análise da escrituração de documentos fiscais - consiste em analisar e verificar se o documento fiscal esta escriturada de forma correta, valores, número, base de cálculo, alíquota, valor dos impostos;
Apuração de impostos ICMS, PIS e COFINS - consiste em analisar a incidência desses impostos nas operações da empresa e analisar as possibilidades de créditos incidentes sobre as aquisições, após isso efetuando a apuração (débito - crédito);
Apurações de retenções na fonte - consiste em analisar notas fiscais de serviços tomados e verificar se elas estão em conformidade com as legislações, gerar as devidas retenções recolher quando devido;
Apurações de IRPJ e CSLL
Entrega de obrigações acessórias (EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições, Reinf, DCTF)