O Cargo de Especialista em Segurança do Trabalho visa definir e implementar normas de segurança no ambiente de trabalho. A principal responsabilidade é garantir o cumprimento das regulamentações existentes, proporcionando um ambiente seguro para os funcionários.
Atividades:
* Inspecionar ambientes de trabalho para identificar riscos e propor soluções;
* Desenvolver e implementar programas de segurança e saúde no trabalho;
* Ministrar treinamentos e orientações sobre procedimentos de segurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e primeiros socorros;
* Investigar acidentes de trabalho e gerar relatórios para ação corretiva;
* Acompanhar o cumprimento das normas regulamentadoras (NRs) e legislação vigente;
* Gerenciar EPIs, solicitando, controlando entrega e verificando utilização;
* Auxiliar na elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
* Acompanhar a saúde dos colaboradores e sugerir ações para minimizar riscos de doenças ocupacionais;
* Manter registros relacionados à segurança;
* Participar de comissões internas de prevenção de acidentes;
Requisitos:
* Conhecimento de Normas Regulamentadoras e legislação pertinente;
* Habilidade em análise de riscos, investigação de acidentes e gestão de EPIs;
* Experiência em transportadora é um diferencial;