Para apoiar a diretoria executiva, o Assessor de Administração deve trabalhar em conjunto para definir estratégias e diretrizes relacionadas à administração da empresa.
O profissional atua como um elo entre a diretoria, assessorias e gerências, garantindo que os processos funcionem corretamente e as decisões sejam tomadas com eficiência.
Ele deve fornecer suporte técnico e administrativo para a tomada de decisões, alinhado aos objetivos institucionais.
Ao realizar essas atividades, o Assessor de Administração deve:
* Administrar a formulação e acompanhamento de metas e indicadores de desempenho (KPIs), planejamento estratégico, diretrizes gerais e demandas de expansão ou readequação de negócios.
* Propor melhorias nos processos de gestão e otimização de fluxos com base em análises técnicas e impactos fundamentados.
* Participar de reuniões estratégicas e elaborar relatórios gerenciais para a diretoria.
* Intermediar a comunicação entre a diretoria e assessorias e gerentes.
* Acompanhar projetos estratégicos e garantir as conformidades administrativas, apontando e orientando responsabilidades para resguardar os interesses da organização.
Ao longo do trabalho, é fundamental ter sólidos conhecimentos em diversas áreas da administração, domínio de softwares e ferramentas de análise de dados (Excel avançado, Power BI, ERP, etc.) e capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva. Além disso, é importante ter conhecimento em normas de qualidade e processos de melhoria contínua e estar apto a atuar em todas as áreas para suporte e tomada de decisões, com foco na prevenção e ações de governança.