Principais Desafios (Responsabilidades):
- Elaborar a programação e o cronograma para a execução de manutenções dos equipamentos/ instrumentos, participando das negociações junto à área de Operações;
- Controlar paradas paraa manutenção dos equipamentos ou instrumentos, conforme programação, elaborando as ordens de serviço e distribuindo para as oficinas em tempo hábil;
- Suprir a manutenção com os materiais necessários à execução dos trabalhos, de forma a assegurar sua execução dentro dos prazos estabelecidos;
- Acompanhar a execução do plano de lubrificação dos equipamentos da planta e porto, verificando sua adequada operacionalização e as necessidades de alteração existentes;
- Preencher requisições de compra, serviços e materiais de manutenção para a planta e porto, atendendo as necessidades;
- Inspecionar visualmente e com instrumentos de medição os equipamentos industriais, visando identificar necessidades de manutenção antecipada e a adequação das manutenções;
- Controlar o processo de manutenção, efetuando o registro do histórico do equipamento, plano de trabalho, observando o calendário estipulado, para o cumprimento dos procedimentos estabelecidos;
- Analisar a composição do estoque de peças de equipamentos e instrumentos, verificando a necessidade de inclusão ou exclusão no estoque regular, conforme procedimentos internos;
- Inspecionar equipamentos rotativos com o uso de instrumentos adequados;
- Elaborar projetos de sistemas eletromecânicos;
- Interpretar características técnicas de sistemas elétricos do projeto;
analisar, com as áreas de interface do projeto, necessidades dos usuários;
analisar relação custo x benefício;
desenvolver projetos deautomação;
utilizar normas técnicas;
elaborar desenhos técnicos;
especificar materiais eequipamentos, consultando catálogos técnicos;
definir leiaute;
acompanhar a execução do projeto;
propor alterações técnicas em projetos implantados;
- Desmontar e Montar máquinas e equipamentos;
- Interpretar manuais e desenhos;
realizar ajustes dimensionais e de posição;
detectar falhas do projeto;
propor alterações, tendo em vista a agilização de processos de montagem;
realizar testes de funcionamento;
- Instalar máquinas e equipamentos;
- Executar manutenção;
- Conferir materiais e peças para instalação;
verificar condições para instalação de máquinas e equipamentos;
coordenar instalação demáquinas e equipamentos;
avaliar condições de funcionamento, após a instalação;
treinar usuários na operação de máquinas e equipamentos instalados;
- Planejar manutenção;
- Inspecionar equipamentos para a definição do tipo de manutenção;
levantar dados de controle de manutenção;
elaborar cronograma de manutenção;
estimar custo da manutenção;
providenciar peças e materiais para reposição;
coordenar manutenção;
- Detectar falhas em máquinas e sistemas;
identificar causas de falhas;
substituir peças e componentes;
fazer ajustes circunstanciais de emergência;
propor estudos para eliminação de falhas repetitivas;
colocar máquinas e equipamentos em condições de funcionamento produtivo;
- Desenvolver processos de fabricação e montagem;
- Estabelecer sequência de operações;
identificar recursos dos equipamentos disponíveis;
estabelecer método e tempo de fabricação;
realizar teste de ajuste final (tryout);
utilizar ferramentas para a garantia da qualidade no processo;
analisar processos, visando melhorias e eliminação de falhas;
controlar a produtividade do processo;
balancear linhas, tendoem vista a otimização de processos;
treinar equipes de trabalho;
- Elaborar documentação técnica;
- Redigir relatórios técnicos;
utilizar recursos de informática;
fazer listas de verificação (checklist);
elaborar manuais e procedimentos;
elaborar folha de processo e de orientação;
- Solicitar compras técnicas e analisar orçamentos;
avaliar as condições técnicas de contratos e especificação de serviços;
administrar prazos estabelecidos;
avaliar desempenho de fornecedores- Cumprir normas de segurança e de preservação ambiental;
- Zelar pela utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC);
identificar condições eatos inseguros;
destinar, aos locais apropriados, os materiais descartáveis;
sugerir a utilização demateriais e produtos não agressivos ao meio ambiente;
manter os postos de trabalho em condições seguras;
- Utilizar recursos de informática;
- Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional;
- Usinagem e operação demáquinas convencionais;
- Emissão de relatórios gerenciais;
- Gestão de notas fiscais de serviços contratados;
- Confecção de escopos de atividades mecânicas, elétricas, civil, automação e utilidades;
- Criação de requisiçõesde compras.Conhecimentos e habilidades:
- Planejamento de manutenção;
- Elétrica industrial;
- Sistema de vibração;
- Instrumentação industrial;
- Leitura e interpretação de desenhos técnicos;
- Noções de lubrificaçãoindustrial;
- Noções de refrigeraçãoe automotivas;
- Habilitação “B”;
-Informática (word, excel), software de planejamento de manutenção;
Perfil desejável:
- Atenção concentrada;
- Raciocínio analítico;
- Comunicação;
- Flexibilidade e adaptabilidade;
Requisitos:
- Ter experiência na área de manutenção de no mínimo 6 meses;
- Residir em Mogi das Cruzes ou cidades próximas.Formação:
Ensino médio completo acrescido de técnico completo em mecânica, mecatrônica ou áreas correlatas.Em compromisso com a Diversidade e Inclusão, esta oportunidade também é direcionada para candidatos PCD (Pessoa com Deficiência).