Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
O cargo de Analista de Projetos Sênior envolve a gestão e desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação, com foco em garantir a entrega de resultados de qualidade dentro dos prazos estabelecidos.
Responsabilidades:
* Gerenciar o portfólio de projetos, monitorando o progresso e elaborando relatórios padronizados;
* Elaborar plano de gerenciamento do projeto, documentando as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos auxiliares;
* Documentar as necessidades das partes interessadas e realizar follow-up com especialistas do projeto para coletar e qualificar os requisitos funcionais e não funcionais;
* Criar e manter a estrutura analítica do projeto, subdividindo as entregas e o trabalho em componentes menores para facilitar o processo de gerenciamento;
* Definir, seqüenciar, estimativa de esforço e duração das atividades do projeto, utilizando conhecimento e experiência dos especialistas do projeto;
* Desenvolver e manter o cronograma do projeto;
* Elaborar documentação e manter o plano de recursos humanos do projeto, incluindo papéis e responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas;
* Apoiar no gerenciamento das comunicações do projeto, fornecendo informações gerenciais aos geradores de conteúdo e acompanhando calendários e eventos de comunicação;
* Apoiar na documentação e manutenção do plano de riscos;
* Acompanhar e medir a execução do projeto e identificar desvios em comparação com o plano de gerenciamento estabelecido;
* Apoiar na realização dos processos de auditoria de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e definições operacionais apropriadas;
* Apoiar no gerenciamento da equipe do projeto, documentando e mantendo planos e controles de alocação, programação de férias e indisponibilidade, informações de desempenho, dentre outros;
* Apoiar ao gerente de projetos na comunicação interna e monitoramento do clima organizacional, motivação e desempenho das equipes do projeto;
* Apoiar na consolidação e distribuição das informações relevantes do projeto às partes interessadas;
* Monitorar e controlar o projeto, acompanhando, avaliando e regulando o seu progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto;
* Apoiar na realização de reuniões de projeto, preparando materiais de suporte, controlando agendamentos e logística, documentando atas e pró-memórias, fazendo follow-up dos itens de ação e decisões, dentre outros;
* Controlar o escopo do projeto, monitorando o andamento do escopo do projeto e do produto, e do gerenciamento das mudanças na linha de base do escopo;
* Controlar o cronograma, monitorando o andamento do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento de mudanças na linha de base do cronograma;
* Apoiar na realização do controle de qualidade, monitorando e registrando os resultados das atividades de qualidade para avaliar desempenho e recomendar mudanças;
* Relatar o desempenho do projeto, coletando e distribuindo informações sobre o desempenho, inclusive relatórios de andamento, medições de progresso e previsões;
* Monitorar e controlar os riscos do projeto;
* Apoiar no encerramento do projeto, apurando e documentando finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento para terminar formalmente a fase ou o projeto;