Funções:
1. Desenvolver planos e projetos arquitetônicos em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias e analisando dados e informações.
2. Fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos e ambientais.
3. Elaborar planos, programas e projetos arquitetônicos e complementares:
* Identificar necessidades do usuário;
* Coletar informações e dados;
* Analisar dados e informações;
* Elaborar diagnóstico;
* Buscar um conceito arquitetônico compatível com a demanda;
* Definir conceito projetual;
* Elaborar metodologia, estudos preliminares e alternativas;
* Pré-dimensionar o empreendimento proposto;
* Compatibilizar projetos complementares;
* Definir técnicas e materiais;
* Elaborar planos diretores e setoriais, detalhamento técnico construtivo e orçamento do projeto;
* Buscar aprovação do projeto junto aos órgãos competentes;
* Registrar responsabilidade técnica (ART);
* Elaborar manual do usuário.
4. Fiscalizar obras e serviços: Asssegurar fidelidade quanto ao projeto; fiscalizar obras e serviços quanto ao andamento físico, financeiro e legal; conferir medições; monitorar controle de qualidade dos materiais e serviços; ajustar projeto a imprevistos.
5. Prestar serviços de consultoria e assessoria: Avaliar métodos e soluções técnicas; promover integração entre comunidade e planos e entre estas e os bens edificados, programas e projetos; elaborar laudos, perícias e pareceres técnicos; realizar estudo de pós-ocupação; coordenar equipes de planos, programas e projetos.
6. Gerenciar execução de obras e serviços: Preparar cronograma físico e financeiro; elaborar o caderno de encargos; cumprir exigências legais de garantia dos serviços prestados; implementar parâmetros de segurança; selecionar prestadores de serviço, mão-de-obra e fornecedores; acompanhar execução de serviços específicos; aprovar os materiais e sistemas envolvidos na obra; efetuar medições do serviço executado; aprovar os serviços executados; entregar a obra executada; executar reparos e serviços de garantia da obra.
7. Desenvolver estudos de viabilidade: Analisar documentação do empreendimento proposto; verificar adequação do projeto à legislação, condições ambientais e institucionais; avaliar alternativas de implantação do projeto; Identificar alternativas de operacionalização e de financiamento; elaborar relatórios conclusivos de viabilidade.
8. Estabelecer políticas de gestão: Assessorar formulação de políticas públicas; estabelecer diretrizes para legislação Urbanística; estabelecer diretrizes para legislação ambiental, preservação do patrimônio histórico e cultural; monitorar implementação de programas, planos e projetos; estabelecer programas de segurança, manutenção e controle dos espaços e estruturas; capacitar a sociedade para participação nas políticas públicas.
9. Ordenar uso e ocupação do território: Analisar e sistematizar legislação existente; definir diretrizes para uso e ocupação do espaço; monitorar a implementação da legislação urbanística.
10. Utilizar recursos de Informática.
11. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.