Descrição do Cargo:
O líder de garantia de qualidade é responsável por garantir que os processos produtivos estejam alinhados às normas e regulamentações vigentes.
Alguns dos principais responsabilidades incluem:
* Gestão do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
* Condução de auditorias internas e de fornecedores;
* Monitoramento de desvios, CAPAs (ações corretivas/preventivas) e indicadores de qualidade;
* Garantir que os produtos estejam em conformidade com as normas e regulamentações;
* Prevenir riscos de sanções, multas e recolhimentos;
* Promover treinamentos em qualidade, BPF, compliance e legislação;
* Disseminar a cultura de fazer certo da primeira vez;
* Padronizar sistemas e operações;
* Estruturar informações sobre não conformidade de processos e produtos;
* Realizar análise de tendências de qualidade;
* Revisar e atualizar procedimentos operacionais e manuais de garantia de qualidade;
* Comunicar informações de controle de qualidade para departamentos, fornecedores e pessoal terceirizado;
* Elaborar relatórios, divulgando planos de trabalho e resultados;
* Controlar perdas de processos, produtos e serviços, estabelecendo planos de ações preventivas e corretivas;
* Realizar procedimentos de inspeção, medir parâmetros e analisar indicadores de controle;
* Supervisionar sistemas, processos e métodos de controle de qualidade, utilizando ferramentas e técnicas de monitoramento e avaliação;
* Auditar processos, produtos e serviços, incluindo laboratórios externos;
* Coordenar equipes de trabalho em controle de qualidade, incluindo supervisores, inspetores e profissionais de medição e teste;
* Identificar competências, organizar cronograma de atividades, delegar tarefas e avaliar desempenho das equipes;
* Elaborar e emitir documentação técnica, registrando procedimentos, metodologias e critérios de teste;
* Emitir laudos e pareceres técnicos;
* Participar e sugerir treinamentos para as suas equipes;
* Elaboração, submissão e acompanhamento de dossiês junto à Anvisa, MAPA e outros órgãos;
* Gestão de registros de produtos (suplementos, nutracêuticos, medicamentos, cosméticos, conforme portfólio);
* Atualização de bulas, rótulos e embalagens conforme exigências legais;
* Monitoramento de mudanças regulatórias nacionais e internacionais;
* Interface com órgãos reguladores em inspeções, notificações e processos administrativos;
* Compatibilizar métodos e processos de produção com normas e legislação vigentes;
* Conectar qualidade e regulatórios com a estratégia de negócio;